quarta-feira, 15 de abril de 2009

domingo, 12 de abril de 2009

PÁSCOA 09


???


???... no comments!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

PROSTITUIÇÃO

Prostituição aumenta mas faltam os clientes

Profissionais e associações dizem que a crise afecta sobretudo a procura. Mas também há quem recorra à prostituição, em 'part-time', para aumentar rendimentos.

Os clientes estão a diminuir devido à actual conjuntura económica, queixa-se quem se prostitui, sejam mulheres, homens ou transexuais, alguns dos quais acabam por emigrar. E, ao mesmo tempo, há quem tenha recorrido à prostituição de rua para completar os rendimentos ou substituir o emprego perdido. A justificação é a mesma: crise.

As associações de apoio a esta população dizem que a situação económica difícil tem afectado principalmente a procura. "As mulheres queixam-se que não têm clientes", refere Jorge Martins, coordenador do Centro de Encontro e de Apoio a Prostitutos e Prostitutas do Porto. É também esta a percepção do movimento Panteras Rosas, que tem um equipa na rua Conde Redondo, em Lisboa.

"A prostituição no Conde Redondo é sobretudo de transexuais e, como diminuíram os clientes, estes acabam por procurar outras cidades, como Paris e Madrid", refere um dos activista das Panteras, preferindo não se identificar por razões "de segurança". Em relação às mulheres, estima que exista diminuição de 30%.

A situação da rua Conde Redondo parece ser, de facto, sui generis. É que em outras artérias da cidade se tem assistido a uma maior visibilidade da prostituição. "Obviamente que para estes grupos excluídos, habitualmente com dificuldades económicas, a crise pode potenciar o recurso à prostituição, mas não podemos dizer que uma mulher entra na prostituição apenas por razões económicas. Há um conjunto de factores que a levam a prostituir-se", argumenta Hélder Vicente, técnico da Obra Social das Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor, coordenador das equipas de rua.

A perda do emprego, um emprego precário ou a dependência de um apoio social podem levar a mulher a tentar melhorar os rendimentos recorrendo à prostituição. E Hélder Vicente diz sentir uma maior visibilidade das mulheres que se prostituem em part-time, o que representa uma pequena fatia deste fenómeno, cerca de 15%.

E se Jorge Martins não tem visto mais mulheres a prostituírem-se no Porto, o mesmo já não acontece com os homens. "Verifica-se um aumento da prostituição masculina, pelo menos têm mais visibilidade", explica. Diz ser difícil estabelecer uma causa, embora acredite que "estes casos podem ter a ver com a perda de emprego e indirectamente com a crise".

in dn

quinta-feira, 2 de abril de 2009

RARA ESPÉCIE DE GOLFINHO IRRAWADDY

Espécie rara de golfinhos descoberta no Bangladesh

Foi descoberta uma das espécies mais raras do mundo de golfinhos em água doce, em zonas pantanosas no Bangladesh. A certa altura, os biólogos pensavam que eram apenas poucas centenas, mas na verdade, foram encontrados cerca de 6 mil golfinhos numa das maiores florestas do mundo.

Quem diria que no Bangladesh, entre os rios Ganges, Bramaputra e o Meghna na Baía de Bengala se iria encontrar uma das espécies mais raras de golfinhos do mundo.

O golfinho Irrawaddy é pouco conhecido e passa facilmente despercebido.

É um dos mais raros em água doce e por espanto dos biólogos foram encontrados cerca de 6 mil golfinhos desta espécie.

A investigação partiu da instituição de conservação norte-americana nas florestas de Sundarbans sobre a Baía de Bengala, zonas até agora, ainda pouco exploradas.

O coordenador da pesquisa considera que se trata de um grande "achado" e uma surpresa porque nunca ninguém tinha pensado que o Bangladesh pudesse ter um número tão elevado de golfinhos.


Agora, o próximo passo é garantir a sobrevivência destes mamíferos, já que podem ser apanhados nas redes dos pescadores.

O golfinho Irrawaddy tem cabeça arredondada e pode crescer até 2,5m. É muitas vezes relacionado com a baleia orca. O seu habitat natural é geralmente grandes rios, estuários e lagoas de água doce no sul e sudeste da Ásia.

Os especialistas estão agora a trabalhar com o Governo de Bangladesh para estabelecer uma zona protegida para os golfinhos.


in tvnet

domingo, 29 de março de 2009

A Miner with a Head Lamp Works Inside the Csa Coal Mine at Karvina

in allposters

BÚSSOLA

sexta-feira, 27 de março de 2009

PLAYBOY PORTUGAL Nº1



"Playboy" portuguesa à venda no sábado

O primeiro número da "Playboy Portugal" chega às bancas este sábado e não amanhã, como estava anunciado, uma informação adiantada ao PÚBLICO pela responsável do departamento de marketing & comunicação daquela revista.

A "Playboy" é “feita por portugueses e para portugueses”, disse ao PÚBLICO o director de arte João Artur Pernal, que quer “celebrar o prazer de viver”, “sem preconceitos” e “com qualidade”.

Fundada em 1953 por Hugh Hefner, a "Playboy" distingue-se pelas suas fotografias de mulheres nuas – Mónica Sofia, modelo e ex-membro da girls band Dellirium, figura na capa do primeiro número – mas também deu origem a um tipo particular de entrevista que ficou conhecida como a Playboy Interview (Entrevista Playboy), com políticos e celebridades. O antigo jogador internacional português Costinha é o entrevistado do primeiro número da revista portuguesa, que terá uma periodicidade mensal e um preço de capa de 3,95 euros.

A "Playboy" nasceu como uma revista masculina, de “entertainment for men”, mas João Artur Pernal diz que as mulheres constituem 30 por cento do leitorado internacional (a revista tem edições nacionais em vários países). O leitor da "Playboy", diz, “é sofisticado, tanto é homem como mulher”. A "Playboy" portuguesa é o primeiro título lançado no mercado pela Frestacom – Lisbon Media Publishing.

Entre hoje e sábado, haverá seis festas de lançamento da revista.

in público

quinta-feira, 26 de março de 2009

ROTUNDAS NA MADEIRA


OS MADEIRENSES NÃO SABEM CONDUZIR EM ROTUNDAS.


Esclarecimento da Ex-DGV:

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1- O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

· Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretende sair.

2 - Se pretender tomar qualquer das outras saídas deve:

· Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar (2ª saída = 2ª via; 3ª saída= 3ª via);

· Aproximar-se progressivamente da via da direita;

· Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende uitilizar;

· Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.


SEGUROS DE SAÚDE


Seguros de saúde «são na maior parte uma fraude», diz Arnaut

O pai do Serviço Nacional da Saúde (SNS), António Arnaut, considera que o Estado não tem cumprido o seu papel e não tem fiscalizado como devia os seguros de saúde, que são na sua maior parte uma fraude.

António Arnaut lança críticas aos seguros de saúde e considera que a maior parte é uma fraudePai do SNS refere exemplos concretosAntónio Fidalgo, do Instituto de Seguros de Portugal, afirma que muitas vezes este é um negócio que dá prejuizo

António Arnaut que participa, esta quinta-feira, num congresso sobre os 30 anos do Serviço Nacional de Saúde, defende por isso uma maior atenção por parte do Estado.


«Com a penetração do sector privado verifica-se uma certa degradação do sector público. As pessoas se não são bem atendidas no sector público tendem a fazer um seguro de doença, mas esses seguros são na maior parte uma fraude», disse.

O responsável lembra que em caso de internamento os seguros apenas cobrem determinado número de dias e passado esse tempo os doentes são encaminhados para os hospitais públicos.


António Arnaut dá ainda outros exemplos concretos de situações que o levam a dizer que a maior parte dos seguros de saúde são uma fraude.

«Eu com a minha idade, tenho 73 anos, se quiser fazer um seguro não me fazem, uma pessoa que tem uma doença crónica ou grave também não lhe fazem e depois é limitado, porque ninguém tem dinheiro para fazer um seguro que cubra todas as patologias», adianta.

António Arnaut refere ainda uma situação que considera caricata: «Um senhor tinha um seguro que lhe abrangia apenas um membro, caiu e partiu os dois braços, quando chegou à clínica privada perguntou que braço queria que lhe curassem».

Mas estas são críticas que o Instituto de Seguros não aceita. Rui Fidalgo considera que, se assim fosse, seriam muitas as reclamações e ele garante que este cenário não acontece.

O Instituto de Seguros de Portugal admite que o números de seguros de saúde tem vindo a crescer, mas assegura que muitas vezes é um negócio que até dá prejuízo.

«Embora tenha crescido muito nos últimos anos, sobretudo no segmento particular, o que demonstra a opção dos portugueses por este tipo de seguro, não é a área que apresente muitos lucros, antes pelo contrário, tem resultados equilibrados ou deficitários», disse.

in tsf

quarta-feira, 25 de março de 2009

CAÇA AS FOCAS 2009

MAIS UM ANO DE MASSACRE!

Caça às focas: Canadá vai matar mais de 340 mil animais

Arrancou esta semana o período da caça às focas no Canadá. Nas próximas semanas quase 340 mil focas vão ser mortas. Um número acima do ano passado. Este tipo de prática choca todos os anos pessoas de todo o mundo. As imagens falam por si.
Foi com protestos de ambientalistas e defensores dos direitos dos animais, que o Canadá deu início a mais uma época de caça às focas.

Este ano, o governo autorizou a morte de 280 mil focas-da-Gronelândia, ou seja, mais cinco mil do que no ano passado.

Também foi permitida a morte de 8 mil e 200 focas-de-crista e de 50 mil focas-cinzentas, mais 38 mil do que em 2008.

Um aumento entendido como uma provocação por muitos críticos e ambientalistas por todo o mundo que acusam o governo canadiano de falta de critério ao estabelecer uma quota mais alta.

No entanto, o governo garante que o número leva em consideração a opinião de cientistas para assegurar a manutenção da população destes animais.

Estes mamíferos são caçados com fins comerciais nas costas da Gronelândia, Noruega, Estados Unidos, Namíbia, Grã-Bretanha, Finlândia e Suécia. Mas nenhum país mata tantos como o Canadá.

A pele das focas é usada para fazer casacos, a gordura para produtos de beleza e a carne também é aproveitada.

Nos últimos anos foram muitos os actores e activistas, entre eles o Dalai Lama, Brigitte Bardot, Paul McCartney ou Kim Basinger que fizeram campanhas contra este tipo de caça.

Em Abril, o Parlamento Europeu irá votar um projecto de lei para proibir os produtos derivados da foca. Caso seja aprovado, estes produtos não podem ser importados e transportados nos países da União Europeia.



in tvnet

segunda-feira, 23 de março de 2009

MARIA CAREY

Mariah Carey compra
mansão de 90 milhões

Mariah Carey compra mansão de 90 milhões É uma das casas mais caras do mundo, mas a cantora Mariah Carey não conta os tostões e planeia mudar-se para lá em breve com seu marido, o actor e ‘rapper' Nick Cannon. O valor da mansão, implantada mesmo no centro de Beverly Hills, em Los Angeles, ascende a 90 milhões de euros.

Construída por um milionário excêntrico do Texas, "Flor de lis" (é esse o nome da mansão) tem 15 quartos, estúdio de cinema com capacidade para 50 pessoas, salão de baile, biblioteca, duas cozinhas, ginásio e um sem-número de salas, para além de uma ala destinada aos empregados. A garagem comporta 9 grandes limousines. Uma piscina de estilo romano e uma pista de atletismo completam a propriedade.

Se tudo correr como planeado, será nesta nova casa que Mariah e Nick celebrarão o seu primeiro aniversário de casamento, em Maio próximo. O casal viveu até agora em Nova Iorque.

Entre os novos vizinhos de Mariah em Beverly Hills contam-se Tom Cruise e Katie Holmes, Jessica Alba e Cash Warren, Julia Roberts, Oprah Winfrey e algumas outras celebridades de Hollywood.

in sapo/fama

NANO - TATA


Índia: Tata lança hoje Nano, o automóvel mais barato do mundo - 1.460 euros

Bombaim, Índia, 23 Mar (Lusa) - O mega-grupo indiano Tata vai lançar hoje no mercado o automóvel mais barato do mundo, o Nano, que custará 100.000 rupias (1.460 euros), destinado às classes médias emergentes naquela florescente economia, apesar da crise mundial.

O automóvel será apresentado às 16:30 local (11:00 de Lisboa) em Bombaim por Ratan Tata, presidente do grupo, prevendo-se a chegada aos concessionários em Abril.

Apesar do seu preço de lançamento, prevê-se que o Nano possa ser lançado na Europa, em 2010 ou 2011, ao preço mínimo de 5.000 euros (sem contar com os impostos nacionais diferenciados), tendo em conta os equipamentos obrigatórios exigidos pelas normas de segurança e de anti-poluição, segundo explicou Tata, no início de Março, no Sala Automóvel de Genebra

A Tata aposta prioritariamente, no entanto, nos milhões de lares indianos da burguesia urbana e das famílias que anseiam por deixarem de se deslocar sobre duas rodas.

"Tenho observado as famílias que viajam sobre duas rodas", explicou Tata no ano passado. "O pai ao guiador de uma scooter, o filho sentado ao colo, a mãe agarrada atrás, segurando o bebé. Perguntei-me como conceber um meio de transporte seguro, acessível e para todos os climas."

De momento, só se prevê que venham a ser construídos entre 30.000 a 50.000 veículos este ano, ao contrário dos 250.000 anuais desejados, em virtude dos obstáculos encontrados pela Tata Motors no arranque da produção.

Em Outubro, o maior grupo automóvel indiano teve de abandonar a fábrica do Nano quase pronta no Estado de Bengala (leste) e construir uma outra em Gujarat (oeste).

Depois de ter investido cerca de 350 milhões de dólares (255 milhões de euros), a Tata foi afastada de Bengala por manifestações de camponeses, apoiados por partidos políticos regionais, que protestavam contra e expropriação de terras para se erigir a zona industrial.

Revelado ao mundo inteiro em Janeiro de 2008, o Nano devia rolar nas estradas no Outono passado, com um motor de 624 cm3, sem climatização, vidros eléctricos ou direcção assistida.

Mas a nova fábrica em Gujarat não estará pronta antes do final do ano e depois ainda serão precisos meses para atingir a velocidade de cruzeiro na produção, reconheceu a Tata Motors, que tem estado a montar os primeiros exemplares noutras unidades.

in lusa



domingo, 22 de março de 2009

ELEFANTE ALBINO

Cinegrafista descobre raro elefante rosa na África

Um cinegrafista especializado em vida selvagem capturou imagens de um filhote cor-de-rosa de elefante em Botsuana, um país no sul na África. Mike Holding fez fotos do filhote rosa em meio a uma manada de cerca de 80 elefantes no delta do rio Okavango, enquanto filmava para um programa da BBC.

"Nós vimos (o elefante rosa) por apenas alguns minutos, enquanto o rebanho cruzava o rio", disse. "Foi um momento muito empolgante para todos no acampamento. Sabíamos que era algo raro, ninguém conseguia acreditar", acrescentou. Especialistas acreditam que o filhote provavelmente é albino, o que é um fenômeno extremamente raro entre elefantes africanos.

Elefantes albinos geralmente não são brancos, mas apresentam uma coloração entre marrom avermelhado e tons de rosa. O albinismo é comum em elefantes asiáticos, mas muito raro em espécies da África. "Encontrei apenas três referências a filhotes albinos, que ocorreram no Parque Nacional Kruger, na África do Sul", disse Mike Chase, ecologista que lidera a organização de caridade Elefantes Sem Fronteiras.

"Provavelmente esta é a primeira vez que um elefante albino é registrado no norte de Botsuana." "Estudamos os elefantes da região há cerca de dez anos e esta é a primeira prova documentada de um filhote albino", acrescentou.

Chase afirmou que o problema poderá dificultar a sobrevivência do filhote. "O que vai acontecer com este filhote albino ainda é um mistério. A sobrevivência a este raro fenômeno é muito difícil nas condições duras da África. O sol forte pode causar cegueira e problemas de pele", afirmou.

De acordo com o ecologista, pode haver esperança para o filhote, pois parece que ele já está aprendendo a se adaptar à sua condição. "Pelo fato de este filhote de elefante ter sido visto no delta do rio Okavango, ele poderá ter uma chance maior de sobrevivência. Ele pode buscar abrigo debaixo de grandes árvores e se cobrir de lama, o que o protegeria do sol", afirmou.

"E o filhote, que tem entre dois e três meses de idade, parece já caminhar na sombra de sua mãe." "Este comportamento sugere que ele sabe de sua fragilidade frente ao forte sol africano e adaptou um comportamento único para melhorar suas chances de sobrevivência." "Aprendi que os elefantes se adaptam muito facilmente, são inteligentes e mestres na sobrevivência", acrescentou.

in BBC Brasil

quinta-feira, 19 de março de 2009


ABUSRDO!

Jornal da Madeira / Opinião / Data de Publicação: 2009-02-02
ALBERTO JOÃO JARDIM

Os «ambientalistas»...

Quando, nos anos sessenta, se dá o grande arranque económico-desenvolvimentista da Europa democrática, enquanto a leste os povos europeus eram subjugados pelos regimes totalitários comunistas, aparece o fenómeno dos «ambientalistas». A oposição ao desenvolvimento democrático não podia se fundamentar nos modelos da Europa de leste, pois, nos países livres europeus conhecia-se o horror da agressão aos Direitos, Liberdades e Garantias de cada Cidadão, que os regimes comunistas, policialmente, levavam a cabo. Mas os discordantes do modelo democrático posto sobre o terreno nos países livres, sabiam que o desenvolvimento sentido por quase todos os cidadãos, constituía a base de sustentação da Democracia. Sabiam que o modelo se perpetuaria com mais ou menos imperfeições ou instabilidades, sabiam que ninguém entregaria as suas Liberdades a quem viesse oferecer, em troca, o sistema comunista. Daí que optaram por uma estratégia que travasse o desenvolvimento democrático, baseada agora em argumentos-novidades que exploravam as necessárias transformações na natureza, fossem estas correctas ou incorrectas. Apareceram, assim, os «ambientalistas». Poucos, com estudos e formação séria que lhes davam e dão legitimidade para alertar as populações sobre os inconvenientes da errada utilização necessária da Natureza. Outros, mais exibicionistas, vendo no «ambientalismo» uma maneira de se auto-promover numa sociedade que os ignorava e nalguns casos ainda ignora, aproveitando para tal, ou o «colaboracionismo» idiotizado de certa comunicação social, ou as intenções e militância anti-democrática de outra «informação». Gente autênticos «bordas-dágua», normalmente não sabendo do que falam, nem sequer com preparação para tal, mas sobre quase tudo sentenciando e normalmente com uma prática de vida – e até «negócios» – absolutamente incompatíveis com o que apregoam. Finalmente, os «ambientalistas» políticos. Esta terceira «espécie», ante o fracasso dos regimes comunistas, refugia-se no esgrimir com o «ambiente», processo que lhes resta para combater, travar ou sabotar o desenvolvimento resultante da adopção da Democracia pelas Nações livres. Observando-os, vemos que são criaturas de clara formação marxista, incluso na forma dogmática como falam e procedem em sociedade, nunca deslizando para um deixar os objectivos políticos serem comprometidos por disparates exibicionistas ou por conhecidas e marcadas incoerências pessoais. São fortemente apoiados e instrumentalizados pelas organizações comunistas que sobreviveram, bem como pela comunicação social que ainda é afecta a estes moribundos desígnios marxistas. Comunicação social esta, para o que tudo dá, seja qual destas três seitas a ser explorada junto da Opinião Pública. Exploração junto da Opinião Pública que toca o absurdo, pois é evidente que toda a dialéctica da História, a sua evolução, o caminhar das Civilizações, assentaram sempre e imprescindivelmente em modificações da Natureza e das paisagens. É de um reaccionarismo primata, querer voltar para trás, para formas de vida que não fizeram a Humanidade mais feliz, nem respeitadora da Pessoa Humana, parando com o Desenvolvimento Integral que a Ciência, o Conhecimento, a Tecnologia e a Inovação puseram e põem ao alcance do Homem. Correcto e que constitui uma posição ambientalista certa, é a pedagogia, o alerta e o estudo para a forma correcta e menos perigosa de a Humanidade ir adaptando a Natureza. Quando a Autonomia Política começou a propiciar tempos novos ao Povo Madeirense, inevitavelmente o acima descrito, as espécies «ambientalistas» em questão, o próprio comportamento de «idiota útil» da comunicação «social» também neste âmbito, tudo se passou e apareceu «com armas e bagagens» na Região Autónoma, com os mesmos objectivos políticos ou exibicionistas de travar o Desenvolvimento Integral da nossa terra. E, a certa altura, até parecia ser «politicamente correcto» ouvir ou dar atenção a disparates. Disparates, sobretudo científicos e civilizacionais. Só que eu e muitos, não precisamos, nem queremos ser «politicamente correctos»... Sobretudo, não queremos a figura de parvos, ao alinhar com reaccionarismo e ignorância.

Artigo de Opinião de : Alberto João Jardim

PAPA BENTO XVI


NO COMMENTS

É DEMASIADO REVOLTANTE!!!!!!!!!!


Angola/Papa: Preservativos não são solução, mas podem ajudar a resolver problema da sida – clero


Lisboa, 17 Mar (Lusa) - Responsáveis da Igreja Católica portuguesa admitiram que "em condições extremas" os preservativos podem ajudar a resolver o problema da sida, ressalvando, porém, que o combate à epidemia passa "antes de mais pela educação" do que pela utilização de contraceptivos.

Em declarações à Agência Lusa, D. Januário Torgal Ferreira, bispo das Forças Armadas e das Forças Policiais, concordou que a "solução para o problema da sida não passa pela distribuição de preservativos", salientando, no entanto, que na luta contra um inimigo letal, como é o vírus do HIV/Sida, a Igreja Católica tem de estar sempre "do lado da vida".

"Não pode haver uma concepção genérica, há situações tão graves de infecção que levam à morte e por isso defendo a cultura da vida, como também sou contra a tortura e a pena de morte e contra o aborto", disse o prelado, na sequência das declarações proferidas hoje pelo Papa Bento XVI, antes de iniciar o seu périplo por África.

Opinião partilhada pelo padre Manuel Morujão, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa, que sublinhou que "não é facilitando por essa maneira [utilização de preservativos] que se ultrapassa o problema da propagação da doença".

"Isto tem que acontecer pela educação das pessoas. Não se pode dizer 'façam como entenderem', temos um instrumento mágico que liberta as pessoas da sida", frisou.

Horas antes de aterrar na capital dos Camarões para a sua primeira visita ao Continente Africano, o pontífice falou hoje, pela primeira vez, explicitamente sobre o uso de preservativos, defendendo que a solução para o flagelo da sida não passa pela distribuição destes contraceptivos.

Segundo Bento XVI, a "sua utilização, pelo contrário, agrava o problema".

Apesar de compreender que "há casos limite em que essas condições ideais não se verificam", Manuel Morujão destacou que a "orientação a nível da doutrina deve ser essa".

No entanto, o secretário da Conferência Episcopal afirmou que a utilização dos preservativos pode fazer "parte do caminho rumo a uma solução", sobretudo em casos extremos, mas sublinhou que "não se pode entrar no caminho do facilitismo", considerando que isso "seria enganar as pessoas".

"Existe compreensão para os casos que não possam cumprir o que a Igreja dita como sendo ideal. Há essa tolerância, mas a compreensão dos casos particulares não deve baixar a fasquia da exigência", defendeu Manuel Morujão.

Contactado pela Lusa, D. Jorge Ortiga, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e arcebispo de Braga, que quarta-feira viaja para Angola, evitou comentar as declarações do Papa, alegando não conhecer as afirmações do pontífice "na íntegra e no contexto em que foram ditas".

A Igreja Católica, que se afirma na linha da frente do combate à sida, encoraja a abstinência para impedir a propagação da doença. No entanto, padres e freiras que trabalham com vítimas da sida em África questionam a posição da Igreja contra o preservativo.


in Lusa

DIA DO PAI

terça-feira, 17 de março de 2009

MALAS DE VIAGEM PERDIDAS


Companhias aéreas perderam 1 milhão de malas em 2007

As companhias aéreas extraviaram 42 milhões de malas em 2007, ano em que perderam 1 milhão de bagagens, segundo um relatório divulgado hoje pelo Conselho de Utilizadores de Transportes Aéreos (AUC) do Reino Unido, associação de defesa dos passageiros.

Segundo o estudo do AUC, em 2007, o problema foi pior que em exercícios anteriores, já que, em 2006, o extravio de malas ficou em 34 milhões e, em 2005, em 30 milhões.

Além disso, as companhias aéreas não indemnizaram como deviam os passageiros que perderam a sua bagagem, apesar de algumas companhias aéreas tentarem melhorar a situação, acrescenta o AUC.

«Se algo vai mal, as companhias aéreas deveriam estar preparadas para compensar os passageiros de maneira justa. As queixas ao AUC indicam que os passageiros fizeram esforços razoáveis para receber uma indemnização», afirmou a presidente do AUC, Tina Tietjen.

«As companhias aéreas não lhes reembolsam pelas despesas derivadas da compra de bens essenciais enquanto não estão com as suas malas», disse.

Segundo a responsável, «as companhias aéreas ainda se apressam a colocar a culpa no passageiro».

Com o aumento do tráfego aéreo, o AUC estima que as companhias aéreas podem ter problemas para controlar 70 milhões de malas por ano em 2019.

in diário digital

segunda-feira, 16 de março de 2009

HORA DO PLANETA

Mundo vai Apagar as Luzes pela Hora do Planeta 2009


• 377 cidades, incluindo Lisboa, já aderiram e número de países participantes duplicou relativamente a 2008
• Arcebispo Desmond Tutu, Prémio Nobel da Paz em 1984, lidera alerta para o combate às alterações climáticas
• Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (Brasil) vai ficar às escuras
• Artista plástico criador do ícone de Barack Obama, Shepard Fairey, junta-se à campanha

Lisboa, 5 Fevereiro 2009: Faltam oito semanas para que o mundo fique às escuras pela iniciativa da WWF - Hora do Planeta e esta campanha que pretende alertar a opinião pública para as questões relacionadas com as alterações climáticas, já apresenta fortes sinais de ser a maior plataforma voluntária de cidadãos alguma vez testemunhada a nível mundial.

A pouco menos de dois meses de se realizar a Hora do Planeta 2009, os números e expectativas anteriores estão a ser completamente ultrapassados: 377 cidades em 74 países, onde se inclui Lisboa, aderiram já a este apagão de uma hora marcado para o dia 28 de Março, às 20H30.

Em Portugal, estima-se que 500 000 pessoas (em média 100 000 lares) possam aderir à Hora do Planeta, desligando as suas luzes.

in earthhour.org

VANIA FERNANDES (II)

VANIA FERNANDES (I)

MADEIRA VIDEO PROMOCIONAL

sexta-feira, 13 de março de 2009

SEXTA FEIRA




SUGESTÃO PARA O DIA...


quarta-feira, 11 de março de 2009

MERCEDES - TODO O TERRENO

PEIXE DRÁCULA

Cientistas britânicos descobrem o 'peixe-drácula'

Danionella dracula

Demorou para os cientistas perceberem que esta era uma nova espécie

Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres (NHM, em inglês) descobriram um peixe com presas feitas de osso.

A criatura, apelidada de "peixe-drácula", tem cerca de 17 milímetros de comprimento e foi encontrada em um único córrego em Myanmar.

Os cientistas acreditam que um processo evolucionário levou o peixe a perder os dentes e, mais tarde, fez com que ele desenvolvesse presas de ossos.

Em artigo na revista Proceedings B, da Royal Society, os pesquisadores disseram que os machos usam as presas para empurrar os outros peixes mas sem machucá-los.

"Quando você os observa em cativeiro, pode ver os machos lutando", disse Ralf Britz, do NHM. "Eles exibem a mandíbula inferior, incrivelmente aberta, e depois cutucam um ao outro, mas não se vê nenhum ferimento."

Danionella dracula

As presas do peixe-drácula são feitas de osso

Britz, que trabalha com fauna birmanesa há mais de dez anos, deu à espécie o nome de Danionella dracula, em homenagem ao famoso personagem com presas.

Nova espécie

As minúsculas criaturas chegaram à Grã-Bretanha em um lote de peixes de aquário e, inicialmente, os pesquisadores pensaram que se tratava de exemplares de uma espécie próxima, já conhecida.

"Depois de um ano e pouco em cativeiro eles começaram a morrer e, quando eu os coloquei em preservativo e examinei sob o microscópio, pensei: 'Meu Deus, o que é isto? As presas são feitas de osso", disse Britz.

"E quando eu olhei os detalhes, tingi o osso e a cartilagem com cores diferentes e usei uma enzima para dissolver o músculo, eu vi claramente que não eram dentes."

Ao invés de ossos de mandíbulas parecia que eles tinham desenvolvido fileiras de protuberâncias que se pareciam com dentes e, supostamente, tinham a mesma finalidade. E os machos tinham presas extraordinárias.

Os pesquisadores usaram dados obtidos pelo DNA para classificar a nova criatura e concluíram que a linhagem perdeu os dentes há cerca de 50 milhões de anos.

A nova espécie foi comparada a outras da mesma família e os cientistas observaram que, aparentemente, o peixe-drácula atinge a maturidade sexual antes mesmo de seu organismo ter se desenvolvido totalmente. Eles acreditam que a reprodução prematura pode ser mais bem sucedida e, portanto, benéfica para a espécie.

A criatura possui 44 ossos a menos do que o mais estudado de seus parentes, Danio rerio, também conhecido como peixe-zebra ou paulistinha.

Os cientistas reconhecem que demorou para perceberem que o peixe-drácula era uma espécie nova. Eles sugerem que é possível que outras pequenas criaturas com presas grandes estejam nadando em outros aquários sem que as pessoas consigam identificá-las como exemplares de Danionella dracula.

in bbc

terça-feira, 10 de março de 2009

domingo, 8 de março de 2009

BCP COM ORDENADOS MILIONÁRIOS

MUITO BEM JOE!!!

Corte de três milhões na supervisão do BCP


Assembleia geral de Março. Um grupo de accionistas do BCP, liderado por Joe Berardo, segue as pisadas da nova administração e propõe um corte de 50% nas remunerações do Conselho Geral e de Supervisão. A este juntam-se mais 2,3 milhões de ganhos com a extinção do Conselho Superior

Presidente do CGS ganhava 90 mil euros por reunião

O Banco Comercial Português (BCP) vai proceder a um corte radical nas remunerações dos seus órgãos sociais. Com a proposta de extinção do Conselho Superior (CS) e a aprovação da proposta de remunerações para o Conselho Geral e de Supervisão (CGS) o banco vai poupar mais de três milhões de euros já este ano. Só o presidente deste órgão ganhava 360 mil euros por ano, para participar em quatro reuniões. Um ganho de 90 mil euros por reunião.

As propostas à assembleia geral de dia 30 deste mês foram já publicadas e são assinadas por alguns dos maiores accionistas do BCP, ou seja, Sonangol, Joe Berardo, EDP, Sogema e Investifino.

Mas este grupo de accionistas está a trabalhar para contar com mais apoios, entre eles a Eureko. É um trabalho liderado pelo presidente do Conselho de Remunerações. Joe Berardo, em declarações ontem ao DN, disse apenas disse que "estamos todos a trabalhar nisso".

Além da já conhecida proposta de extinção do CS, este grupo de accionistas quer reduzir para 50% as remunerações do CGS, que deverá ser substituído por membros designados por estes proponentes. Luís Champalimaud é o presidente proposto, uma escolha que coincide com o afastamento dos membros ainda afectos a Jardim Gonçalves. O DN sabe que o presidente da Eureko, Gijsbert Swalef, não ficará no futuro CGS, com a seguradora holandesa a ter de indicar outro nome.

O corte de 50% nas remunerações actuais do CGS vai ditar uma poupança de quase um milhão de euros face a 2008, em que estes custos somaram 1,9 milhões de euros. Também os gastos em funcionamento deste órgão deverão sofrer reduções: no ano passado, as deslocações e outras despesas do Conselho atingiram três milhões de euros. Segundo o DN apurou, os 24 membros do CS representaram gastos em remunerações de 2,3 milhões de euros, contra 3,5 milhões de euros em 2007.

Actualmente, a remuneração do presidente do CGS do BCP é de 360 mil euros anuais, tendo como obrigação mínima a presença em quatro reuniões ordinárias por ano.

O vice-presidente, por seu lado, ganha 290 mil euros anuais, caso integre comissões especializadas. Caso não o faça, a sua remuneração é de 150 mil euros anuais.

Os restantes nove vogais do CGS (o órgão é composto por onze elementos) ganha cada um, por ano, 150 mil euros, caso participe em comissões especializadas, ou 115 mil euros, caso não integre. Na proposta que este grupo de accionistas vai levar à assembleia geral, estas remunerações passam para 25% e 10% do vencimento do presidente, em função da sua participação ou não em comissões.

Estas propostas elaboradas por Berardo e apoiadas pelos maiores accionistas do BCP surgem na sequência das decisões tomadas pela actual administração executiva, desde a sua tomada de posse, em 2008.

Os cortes decretados pela equipa liderada por Carlos Santos Ferreira já produziram efeitos nos custos com remunerações deste órgão executivo. Em 2006, quando o presidente era Paulo Teixeira Pinto, o conselho de administração do BCP representou um custo em remunerações de 29,5 milhões de euros (21,5 milhões de remuneração variável); no ano passado, o custo total foi de 3,4 milhões de euros.

in diário de notícias

sábado, 7 de março de 2009

BÚSSOLA

SALÁRIOS NO FEMININO

Uma em cada dez mulheres ganha o salário mínimo

Salários. O salário mínimo tem muito maior incidência entre as mulheres: 9,7% são abrangidas, contra 4,6% de homens. Os dados do Governo sugerem que a disparidade no rendimento médio terá estabilizado nos últimos anos. Já os números do INE apontam para um agravamento

Nos homens, a proporção é de um em cada 20

Uma em cada dez mulheres ganha o salário mínimo. Os dados mais recentes do Ministério do Trabalho, relativos a Abril de 2008, apontam para uma forte disparidade na incidência do rendimento mais baixo: 9,7% das mulheres, contra 4,6% nos homens. Com o aumento do salário mínimo no início do ano para 450 euros, esta proporção terá subido.

Esta maior incidência do salário mínimo sobre as mulheres poderá estar relacionada com as actividades em que é mais frequente: no alojamento e restauração (11% dos que trabalham a tempo completo por conta de outrem), na indústria transformadora (8,4%) e no comércio (7,9%).

Portugal é, tradicionalmente, um dos países onde a disparidade a este nível é mais acentuada. Em 2007, com um diferencial entre géneros de 4,3 pontos percentuais, Portugal era o segundo país com maior disparidade, mostram dados do Eurostat. A comparação, referida no último relatório de conjuntura do Ministério do Trabalho, mostra que só o Luxemburgo superava essa diferença, num conjunto de 15 países analisados.

O nível de rendimento assegurado por estes dois países é, contudo, completamente distinto: apesar do acordo assinado entre o Governo e os parceiros sociais, que tem garantido aumentos acima da inflação, o valor do salário mínimo português continua a ser o mais baixo na Zona Euro, quer a comparação seja feita em termos absolutos quer em paridade de poderes de compra. O Luxemburgo, pelo contrário, garante o valor mais elevado na Europa (1570 euros por mês), revela um estudo do gabinete estatístico da União Europeia.

Desigualdade persiste?

Como tem evoluído a disparidade entre o rendimentos médio de homens e mulheres? Os dados do Governo apontam para uma relativa estabilização, enquanto a informação do Instituto Nacional de Estatística (INE) denuncia um agravamento.

Segundo a informação do Gabinete de Estratégia e Planeamento (Ministério do Trabalho), em Abril do ano passado os homens ganhavam, em média, 1186 euros, enquanto as mulheres recebiam 895 euros por mês. As trabalhadoras ganhavam 75,4% do que ganhavam os homens. Esta proporção representa um ligeiro aumento face a 2007 (duas décimas), mas uma redução face a 2004. Estes dados referem-se aos ganhos, ou seja, ao montante ilíquido, antes da dedução de contribuições e impostos, que inclui prémios e todo o tipo de subsídios. Já a informação do Instituto Nacional de Estatística (INE), que apresenta valores diferentes, refere-se ao rendimento líquido e sugere um agravamento nas diferenças salariais.

No ano passado, segundo dados apurados no Inquérito ao Emprego, as mulheres recebiam, em média, 670 euros por mês, correspondente a 81,9% do que o que ganhavam os homens. Em 2005, a proporção chegou a ser de 84,7%, mas desde então tem vindo progressivamente a descer.

in diário de noticias

NEVE NA MADEIRA





Há cerca de 10 anos que não nevava tanto na Ilha da Madeira.
(autor das fotos desconhecido)

sexta-feira, 6 de março de 2009

CEM MILHÕES - EUROMILHÕES

O QUE FARIAS COM 100 MILHÕES DE EURO?

Euromilhões com jackpot de 100 milhões esta sexta-feira

O Euromilhões celebra hoje o quinto aniversário internacional com um jackpot de 100 milhões de euros, na semana em que entram em vigor novas regras, que estabelecem em 185 milhões o limite máximo acumulável.
Actualmente atribui-se obrigatoriamente o prémio principal depois de 11 concursos consecutivos sem vencedor. Esse prémio é distribuído por quem acertou no segundo prémio ou seguintes quando não há totalista na chave vencedora.

Esta regra não permite, porém, limitar o valor do prémio ao que se considera ser socialmente aceitável para um prémio de jogo, segundo o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O novo tecto faz desaparecer a obrigatoriedade da atribuição dos jackpots no concurso em que o limite é atingido.

Quando sobrar dinheiro, esse remanescente será acrescido ao valor do segundo prémio ou, caso este não seja atribuído, ao prémio imediatamente inferior em que haja, pelo menos, uma aposta premiada nos respectivos concursos.

As novas regras constam do Regulamento do Euromilhões publicado em Diário da República a 28 de Janeiro.

in diário econónico

BRAILLE EM CATÁLOGOS DE LEILÕES

Lelioeira portuguesa anuncia primeiro catálogo em Braille

UM BOM EXEMPLO!
APESAR DA EVOLUÇÃO SER LENTA...

A empresa Leiria & Nascimento anunciou que vai editar o primeiro catálogo de um leilão em Braille a nível mundial, referente a um conjunto de instrumentos musicais que vai levar à praça numa inciativa inédita em Portugal.

O leilão dos 115 lotes de instrumentos musicais, partituras antigas e discos de música clássica em vinil está marcado para 19 de Março, às 21:30, na Leiria & Nascimento, na Rua de Santo António, na zona da Estrela, em Lisboa.

Na mostra que antecede o leilão, o público interessado poderá manusear os instrumentos musicais numa exposição interactiva, que inaugura a 15 de Março, às 15:00 horas, e ficará patente até ao dia do leilão.

Maria Lacerda, responsável da leiloeira, disse que este «será o primeiro leilão de instrumentos musicais do País, acompanhado pelo primeiro catálogo em Braille a nível mundial». A leiloeira pensou em complementar o catálogo habitual com um catálogo em Braille, «para que os invisuais tenham também acesso às informações sobre os instrumentos que estarão disponíveis» no leilão, explicou a responsável.

Os lotes são compostos sobretudo por instrumentos musicais antigos, pianos, pianolas, cítaras, harpas, violinos, e também baterias e algumas guitarras eléctricas. O piano mais caro terá uma base de licitação entre os oito e 12 mil euros, enquanto nos instrumentos mais acessíveis está uma cítara de mesa entre os 50 e 80 euros.

Na criação do catálogo, a Leiria & Nascimento teve a colaboração do professor Ricardo Branco e do músico Pedro Caldeira Cabral.


in diário digital

RIHANNA E CHRIS CASADOS

Rihanna e Chris:
casamento em segredo?


SE ESTA NOTICIA SE CONFIRMAR...

MAU EXEMPLO PARA A SOCIEDADE! ELA DEVIA SER PRESA!!!!

AS ASSOCIAÇÕES CONTRA A VIOLÊNCIA DOMESTICA DEIXAM DE TER SENTIDO....

A MIÚDA ESTÁ LOUCA... BATE-ME! QUE EU ADORO QUERO MAIS MAIS... MAS QUE DEPOIS NÃO VENHA PARA OS MÉDIA FAZER-SE DE VITIMA!

Rihanna e Chris: casamento em segredo? A notícia, ainda não confirmada pelos próprios, está a fazer furor na comunidade artística de Hollywood: a cantora Rihanna e o músico Chris Brown teriam casado em segredo!

Segundo a revista norte-americana "Music News", o enlace deu-se há cerca de uma semana, de surpresa e em absoluta privacidade, na mansão do ‘rapper' Sean Diddy Combs, em Miami, onde o casal se reencontrara depois das cenas de violência doméstica de 8 de Fevereiro.

Espancada há um mês pelo namorado, a ponto de ter de receber tratamento hospitalar, Rihanna refugiou-se então na casa da família, em Barbados, para recuperar dos ferimentos - mas um telefonema de arrependimento de Chris Brown terá levado a cantora a aceitá-lo de volta.

Rihanna e Chris reencontraram-se então em casa do amigo comum Diddy Combs. "Foi um encontro de lágrimas. Ela confessou que não podia viver sem ele e Chris propôs-lhe que se casassem", conta a "Music News". O ‘rapper' terá então chamado um sacerdote, que ali mesmo os casou, numa cerimónia simples a que assistiram apenas as pessoas da casa.

Ontem mesmo, Chris Brown apresentou-se em tribunal para responder pela acusação de violência extrema sobre Rihanna. O juiz proferiu contra o músico duas acusações de agressão (que podem valer-lhe 4 anos de cadeia) e avisou-o de que está expressamente proibido de "incomodar, atormentar, molestar ou usar qualquer tipo de violência". A audiência prossegue em 6 de Abril.

Entretanto, soube-se ontem que o vestido que Rihanna usava na noite da agressão será apresentado em tribunal como prova contra o ‘rapper'. Trata-se de um modelo Gucci de 11 mil dólares que ficou ensopado em sangue. O vestido está já na posse do Ministério Público de Los Angeles.

Em Barbados, um familiar da cantora comentou, ao saber da acusação formal contra Chris: "Já não era sem tempo!". Citado pela revista "People", o familiar acrescentou: "Ele devia era estar na prisão!". O pai de Rihanna continua chocado: "Nunca bati na minha filha", comentou Ronald Fenty, de 55 anos. "Porque haveria ele de bater-lhe?".

in sapo

quarta-feira, 4 de março de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO

SOU TOTALMENTE CONTRA O ACORDO ORTOGRÁFICO!

PORQUE DECIDIRAM SEM OS PORTUGUESES SEREM CONSULTADOS?

PORQUE NÃO MAIS UM REFERENDO?

QUAIS OS INTERESSES?

QUEM SÃO OS PREJUDICADOS?

ESTAMOS A PERDER A NOSSA IDENTIDADE COMO POVO PORTUGUÊS!!!!!

EM VEZ DE OS PROFESSORES E SEUS APOIANTES, FAZEREM MANIFESTAÇÕES DE BABUZEIRADAS DEVIAM SIM LUTAR PELA PRÓPRIA LÍNGUA!

Os autores do Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico criticaram hoje a anunciada intenção do Governo de fazer aplicar o acordo em Portugal "ainda este ano", o que consideram "gravíssimo".

"O Governo manifestou a sua intenção de fazer aplicar o Acordo em Portugal ainda este ano. Isto é gravíssimo e contraditório com o propósito inicialmente manifestado de se estabelecer um prazo de seis anos para tal efeito", refere um comunicado assinado pelo primeiro subscritor do manifesto, Vasco Graça Moura, em nome dos signatários.

"O Governo, em fim de legislatura, não quer assumir os custos, o ónus e o trabalho de implementação do acordo, nomeadamente no sistema educativo. Teria de dar formação a todos os professores que estão muito insatisfeitos, teria que substituir a maioria dos títulos nas bibliotecas escolares(...) e teria de assumir que a medida de passagem de vigência dos manuais de 4 para 6 anos era posta em causa pela necessidade de os substituir a meio da sua vida útil", diz o texto.

O comunicado refere também que a petição Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico já recolheu mais de 100 mil assinaturas e que continua a aguardar agendamento para ser apreciada em plenário da Assembleia da República.

in lusa

ASTROÍDE

Sydney, Austrália, (Lusa) - O asteróide DD45, com 30 a 40 metros de diâmetro, passou na segunda-feira a 60.000 quilómetros do sueste do Pacífico, sete vezes mais perto do que a Lua, informa a imprensa australiana.

A passagem do meteorito surpreendeu os astrónomos, que não esperavam que passasse tão perto do nosso planeta, referem os média.

"Nenhum objecto desse tamanho ou maior tinha sido observado tão perto da Terra", disse Rob McNaught, cientista do observatório australiano de Siding Spring.

O 2009/DD45 é o asteróide que mais se aproximou da Terra desde 1973, segundo o astrónomo Peter Brown, da Universidade de Ontário, no Canadá, e tem um tamanho semelhante àquele que arrasou cerca de 2.000 quilómetros quadrados de bosque na Sibéria em 1908.

McNaught, contratado pela NASA, detectou o 2009/DD45 na noite de sexta-feira, 27 de Fevereiro e determinou que "por pouco" não atingiria a Terra na sua trajectória.

Cerca de mil asteróides estão classificados como potencialmente perigosos na sua passagem pela Terra ao longo da história.

Segundo McNaught, a probabilidade de que um meteorito de mais de um quilómetro de diâmetro colida com a Terra é de um em vários milhões de anos, enquanto a possibilidade de despenhar um corpo de menor tamanho mas capaz de põe em perigo uma cidade inteira é de um em várias centenas de anos.

in lusa

sábado, 28 de fevereiro de 2009

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

TELEVISÃO TERRESTRE DIGITAL (II)

(2ª Actualização) Depois de muitos atrasos e peripécias, a Televisão Digital Terrestre (TDT) vai finalmente avançar em Portugal, embora ainda só com os canais livres. A Portugal Telecom, que venceu o concurso para o Mux A (os tais canais de acesso gratuito) prometeu para 29 de Abril as primeiras emissões, embora apenas em uma dezena de locais, mas até final deste ano a empresa quer cobrir 80% da população, assegurando a totalidade do território até ao final de 2010, o que permite antecipar em um ano a data de switch off da transmissão analógica. Apesar destes avanços, existe ainda um grande desconhecimento sobre as vantagens da TDT face ao actual sistema de transmissão analógico, a forma como será feita a transição e os custos para os utilizadores, como prova um estudo recente da Obercom que o TeK revelou. O TeK tem vindo a abordar este tema em vários artigos, Montras e Sugestões, mas reúne agora muita de informação num formato de FAQ que esperamos seja útil aos leitores. O que é a TDT? A Televisão Digital Terrestre é uma nova tecnologia para transmissão do sinal de televisão que usa antenas mas com sinal digital, em vez da actual teledifusão analógica, sendo baseada na norma DVB-T. Esta nova tecnologia foi adoptada a nível internacional por permitir uma utilização mais eficiente do espectro radioeléctrico (a gama de frequências que pode ser usada por diversos sistemas de comunicações para transmissão de som, dados e imagem, como as redes móveis). Por isso mesmo a Comissão Europeia definiu 2012 como data limite para todos os Estados-membros “desligarem” as emissões analógicas (o chamado Switch off), libertando o espaço para outros serviços, como a emissão de TV em redes móveis. A TDT permite ainda mais serviços associados à transmissão de sinal de TV, com melhor qualidade e ainda a possibilidade de serviços interactivos e a recepção de conteúdos em Alta-Definição. Mas eu já tenho televisão digital. Quais são as diferenças? Já existem em Portugal serviços de emissão de Televisão Digital, assegurada pelos suportes de redes de cabo coaxial (com os operadores de cabo), de redes telefónicas (em serviços de IPTV de operadores de comunicações) e de satélite, mas ainda não por difusão terrestre. Ao contrário dos serviços referidos, o acesso aos quatro canais nacionais e a um quinto canal, de Alta Definição, será gratuito. Haverá ainda a possibilidade de subscrever canais pagos, mas essa licença não foi ainda emitida por estar embargada na justiça. [Informação Nova] Quem já tem televisão por subscrição (cabo, IPTV ou Satélite) pode ter TDT? Tal como acontece actualmente, toda a gente tem direito a visualizar gratuitamente os canais gratuitos (RTP, RTP2, SIC e TVI), mas terá de ter as condições técnicas para o fazer, com um televisor que possua descodificador ou uma set top box. Quantos canais vou poder ver? Nesta primeira fase, de emissão de TDT nos canais de acesso livre, estarão disponíveis no continente os quatro canais nacionais (RTP, RTP2, SIC e TVI), assim como a RTP Açores e RTP Madeira, nas regiões autónomas. Estará ainda disponível um quinto canal de emissões em Alta Definição que será partilhado pelos três operadores de TV. Quando vão desligar as emissões analógicas (que sustentam a transmissão actual por via hertziana)? A data marcada para o switch off (desligamento) das emissões analógicas é 2012. A comissão europeia tem deixado porém algum “espaço” para dar a Estados-membros mais atrasados na implementação da TDT flexibilidade para gerirem esta data. O presidente executivo da Portugal Telecom garantiu porém esta semana que quer dar aos decisores a possibilidade de anteciparem esta data em um ano, desligando a televisão analógica em 2011, já que até 31 de Dezembro de 2010 a empresa conta ter todo o território coberto com a emissão digital. Isto não significa no entanto que o Governo decida antecipar a data. A minha Televisão está preparada para a TDT? Algumas marcas de televisores afirmavam nas características dos equipamentos que estes estavam preparados para a Televisão Digital, mas para sintonizar a TDT é necessário que os aparelhos suportem a norma DVB-T e a descodificação de vídeo MPEG-4/H.264. A confusão levou mesmo a Anacom a emitir um alerta sobre esta questão antes da época de Natal, de forma a evitar compras logradas. Quais os modelos e marcas que já suportam a norma usada em Portugal para a TDT? Os modelos mais recentes de algumas das principais marcas já suportam a norma DVB-T e MPEG-4/H.264. Entre as marcas e modelos preparados contam-se a Samsung com alguns modelos de várias dimensões, alguns Sony Bravia série W e Z e alguns LCD da Philips. Os preços variam muito consoante a marca, o modelo e a dimensão do ecrã, mas pode encontrar aparelhos desde os 1.500 a mais de 3 mil euros. [Actualização da informação] Perante as muitas dúvidas que surgiram nesta área o TeK publicou entretanto [a 15-1 pelas 14:30H] uma peça especialmente dedicada aos televisores que já suportam TDT, que pode ver em Montra TeK: Televisores com suporte para TDT. A minha Televisão não está preparada para a TDT. O que tenho de fazer? Para sintonizar a TDT nos aparelhos de TV mais antigos será necessário usar uma caixa descodificadora (uma set top box), semelhante à que já hoje é usada nos serviços de televisão por cabo ou de IPTV. Vão estar disponíveis caixas mais básicas, que apenas descodificam o sinal, mas também aparelhos mais avançados que permitem a gravação de programas. Quanto vão custar as caixas descodificadoras (set top boxes)? A Portugal Telecom afirma que as caixas mais básicas terão um custo que ronda os 50 euros, mas este pode chegar ao triplo do valor para as boxes mais avançadas. Onde vamos poder comprar estes equipamentos e como podemos reconhecê-los As caixas descodificadoras vão ser comercializadas por vários fabricantes nas lojas de retalho, não sendo distribuídas apenas através da rede da PT. A Portugal Telecom está a estudar uma forma de certificar os equipamentos, para que os clientes saibam que estão a comprar uma box que permite acesso à TDT sem problemas. Vai ser necessário fazer instalação em casa? Não está prevista a necessidade de instalações adicionais. O objectivo é de que os sistemas sejam fáceis de instalar, sendo o próprio cliente a ligar a box e a fazer a sintonização. [Informação Nova] O descodificador para canais livres (set-top-box) também vai descodificar os canais pagos e vice-versa, ou teremos de ter várias set-top-boxes? Um descodificador exclusivamente de canais livres não consegue descodificar os canais pagos pois necessita de um módulo extra que lhe permite dar a acesso aos conteúdos pagos. Não é uma questão de descodificação mas sim uma questão de acesso aos canais. Terá de se ser incorporado um módulo extra nos descodificadores em si, assim como um cartão de acesso que identifica o utilizador para que seja possível validar que o cliente é realmente subscritor de canais pagos. [Informação Nova] É preciso fazer mudanças a nível das antenas? As antenas de TV funcionam para a TDT? E no caso das antenas colectivas? Os amplificadores terão de ser configurados para os novos canais? As antenas que recebam sinal na banda V do UHF (banda de frequências 606 a 862MHz) estão preparados para receber TDT visto que o canal de operação do serviço é o 67 que corresponde à frequência central 842 MHz. Relativamente às antenas colectivas, terá que existir uma modificação caso os amplificadores apresentem filtros de canal para as frequências do serviço de TV analógico. A questão aqui não está nos amplificadores mas sim nos filtros que restringem, para eliminar ruído de sinal que prejudica o serviço, a recepção às frequências de canais analógicos. Estas soluções colectivas, caso estejam a usar os respectivos filtros, necessitarão de uma ampliação de mais um filtro para a frequência 842 MHz (Canal 67 do UHF). [Informação Nova] Vai ser preciso uma set top box para cada TV? Sim. Cada televisão necessitará de um descodificador de TDT. As set top boxes vão ser subsidiadas? Vai haver alguma subsidiação, mas talvez não de forma generalizada. A PT prevê no seu projecto de negócio a subsidiação das boxes para uma faixa da população mais carenciada e o ministro Mário Lino tem vindo a garantir que o Governo está a estudar os vários cenários para a subsidiação dos equipamentos, que pode ser directamente ou através de benefícios fiscais. A TDT tem Guia Digital de Programação? Sim, esta é uma das vantagens da TDT face às emissões analógicas. Os telespectadores vão poder ver mais informação sobre o programa que está a ser transmitido, qual a sua duração e o programa seguinte, para além de estar previsto também um portal de programação, acessível através da TV. A TDT suporta interactividade? Existem algumas limitações à interactividade na TDT, já que esta exige um canal de retorno, que poderá ser suportado por uma ligação ADSL. Há ainda a possibilidade de usar meios alternativos para envio de informação do utilizador à operadora, como os SMS. Está prevista a possibilidade de Vídeo on Demand na TDT? Dependendo das condições, poderá existir a possibilidade de fornecer serviços de Video on Demand sobre a TDT, mas esta questão está ainda a ser estudada. Já posso ver as emissões de TDT? Quem tiver curiosidade e um televisor que suporte TDT já pode ver as emissões se estiver dentro do raio de alcance do sinal da antena de radiodifusão da PT em Monsanto, que os técnicos garantem que chega até Picoas. Basta para isso sintonizar a televisão no canal 67. É de notar porém que até 29 de Abril as emissões são ainda experimentais e que pode haver falhas no serviço.



Como em qualquer FAQ, esta lista de questões está em permanente actualização. Se alguma das suas dúvidas não encontra aqui resposta deixe um comentário e tentaremos integrá-la neste artigo. Nota da Redacção: [2009-01-15 15:43] A sugestão foi actualizada com informação sobre os modelos de televisores que suportam a TDT.