quarta-feira, 25 de março de 2009

CAÇA AS FOCAS 2009

MAIS UM ANO DE MASSACRE!

Caça às focas: Canadá vai matar mais de 340 mil animais

Arrancou esta semana o período da caça às focas no Canadá. Nas próximas semanas quase 340 mil focas vão ser mortas. Um número acima do ano passado. Este tipo de prática choca todos os anos pessoas de todo o mundo. As imagens falam por si.
Foi com protestos de ambientalistas e defensores dos direitos dos animais, que o Canadá deu início a mais uma época de caça às focas.

Este ano, o governo autorizou a morte de 280 mil focas-da-Gronelândia, ou seja, mais cinco mil do que no ano passado.

Também foi permitida a morte de 8 mil e 200 focas-de-crista e de 50 mil focas-cinzentas, mais 38 mil do que em 2008.

Um aumento entendido como uma provocação por muitos críticos e ambientalistas por todo o mundo que acusam o governo canadiano de falta de critério ao estabelecer uma quota mais alta.

No entanto, o governo garante que o número leva em consideração a opinião de cientistas para assegurar a manutenção da população destes animais.

Estes mamíferos são caçados com fins comerciais nas costas da Gronelândia, Noruega, Estados Unidos, Namíbia, Grã-Bretanha, Finlândia e Suécia. Mas nenhum país mata tantos como o Canadá.

A pele das focas é usada para fazer casacos, a gordura para produtos de beleza e a carne também é aproveitada.

Nos últimos anos foram muitos os actores e activistas, entre eles o Dalai Lama, Brigitte Bardot, Paul McCartney ou Kim Basinger que fizeram campanhas contra este tipo de caça.

Em Abril, o Parlamento Europeu irá votar um projecto de lei para proibir os produtos derivados da foca. Caso seja aprovado, estes produtos não podem ser importados e transportados nos países da União Europeia.



in tvnet

1 comentário:

Daniel C.da Silva disse...

E aí e no Japão às baleias...