
Foi descoberta uma das espécies mais raras do mundo de golfinhos em água doce, em zonas pantanosas no Bangladesh. A certa altura, os biólogos pensavam que eram apenas poucas centenas, mas na verdade, foram encontrados cerca de 6 mil golfinhos numa das maiores florestas do mundo.
Quem diria que no Bangladesh, entre os rios Ganges, Bramaputra e o Meghna na Baía de Bengala se iria encontrar uma das espécies mais raras de golfinhos do mundo.
O golfinho Irrawaddy é pouco conhecido e passa facilmente despercebido.
É um dos mais raros em água doce e por espanto dos biólogos foram encontrados cerca de 6 mil golfinhos desta espécie.
A investigação partiu da instituição de conservação norte-americana nas florestas de Sundarbans sobre a Baía de Bengala, zonas até agora, ainda pouco exploradas.
O coordenador da pesquisa considera que se trata de um grande "achado" e uma surpresa porque nunca ninguém tinha pensado que o Bangladesh pudesse ter um número tão elevado de golfinhos.
Agora, o próximo passo é garantir a sobrevivência destes mamíferos, já que podem ser apanhados nas redes dos pescadores.
O golfinho Irrawaddy tem cabeça arredondada e pode crescer até 2,5m. É muitas vezes relacionado com a baleia orca. O seu habitat natural é geralmente grandes rios, estuários e lagoas de água doce no sul e sudeste da Ásia.
Os especialistas estão agora a trabalhar com o Governo de Bangladesh para estabelecer uma zona protegida para os golfinhos.
in tvnet
1 comentário:
Que delicia de noticia, quando so ha desflorestamentos e animais em vias de extinção. felizmente o canadá e o japão interessados em focas e baleias respctivamente, estao longe e nao t~em autorização para "pescar" naquelas águas.
Uma optima noticia.
Enviar um comentário