sábado, 14 de fevereiro de 2009

IDOSOS ABADONADOS

São às dezenas os idosos deixados no Serviço de Urgência durante o Natal, sem outro motivo que não o comodismo dos familiares, que querem passar a 'quadra' sem muitos trabalhos Dezenas de idosos são todos os anos deixados no Serviço de Urgência do Hospital Central do Funchal (HCF) na época de Natal. Por razões que nada têm a ver com doenças, mas sim por mero comodismo dos familiares.

Não são altas problemáticas - um drama com que o Serviço Regional de Saúde (SRS) se debate durante todo o ano -, mas abandonos temporários que, à medida que o Natal se aproxima, "agudizam-se" à porta das urgências, onde chegam dezenas de idosos nestas circunstâncias. "Nesta fase [de Natal], esta espécie de alta problemática é mais aguda, e acaba, na maioria, por ficar resolvida em Janeiro, quando os familiares vão buscar os idosos", explicou o director clínico do HCF, Miguel Ferreira.

O perfil destes idosos varia, desde pessoas que, mesmo sendo acompanhadas por familiares, vivem sozinhas, a outras, acamadas, que obrigam a cuidados continuados. "Não quero estar aqui a fazer juízos de valor, mas penso que estas situações acontecem porque os familiares querem ter mais disponibilidade para o Natal, e o hospital acaba por ser um escape", acrescenta Miguel Ferreira, lembrando que o SRS está a apostar no aumento da resposta da Rede Regional de Cuidados Continuados e Integrados (RRCCI).

O responsável por esta Rede, França Gomes, conhece de perto esta realidade. Sarcástico, diz que isto acontece devido ao "espírito natalício" e que o mal não é exclusivamente madeirense, mas sim português. "As pessoas ficam 'imbuídas' do espírito natalício e querem livrar-se dos pesos que estão em casa, para poderem ir jantar fora à-vontade", critica o ex-presidente da Ordem dos Médicos na Madeira.

França Gomes diz que podemos falar em "dezenas" de idosos nesta situação, para não falarmos numa "centena", enquanto Miguel Ferreira reconhece que o SRS tem poucos mecanismos para contrariar esta situação. "O que nós fazemos em relação às altas problemáticas é contactar a assistência social, para que possam ser encontrados os familiares destes idosos, mas, nestes casos, normalmente esperamos até Janeiro, já que a maioria regressa a casa após o Natal", diz o director clínico do HCF.

Até lá, o Serviço de Urgência é a 'porta de entrada' para estes idosos, e muitas vezes também a sala de espera. Segunda-feira, por exemplo, perto de duas dezenas de idosos dormiu nas urgências, a aguardar vaga no Hospital dos Marmeleiros. "A nossa capacidade é naturalmente limitada, e por isso vamos distribuindo as pessoas pelos serviços onde há vaga", diz Miguel Ferreira, acrescentando que existem também muitos internamentos motivados por casos clínicos. "O Inverno é sempre um problema para os idosos, que são mais frágeis à descida de temperatura", frisa Pedro Ramos, um dos responsáveis pelo Serviço de Urgência.

Já a RRCCI, lembra França Gomes, não é a resposta para estes casos. "A Rede foi criada para acolher idosos em fase intermédia de recuperação, não para estas altas problemáticas natalícias". Mesmo assim, a RRCCI vai aumentar a capacidade. Em Abril deverão estar disponíveis mais 30 camas no concelho do Funchal, e o objectivo é estender a Rede para concelhos que ainda não estão abrangidos, como Câmara de Lobos, Machico, Santa Cruz e Porto Santo. Os dois primeiros, segundo França Gomes, são prioritários, e já no próximo ano, o concelho de Machico, com a inauguração do novo Centro de Saúde do Porto da Cruz, deverá contar com seis camas.

in Diário de Notícias da Madeira 21 de Dezembro de 2008

DOENÇA DE ALZHEIMER

Diagnosticada pela primeira vez em 1907 pelo neurologista Alois Alzheimer como uma perturbação rara, a Doença de Alzheimer (D.A.) é, actualmente, a causa mais comum de demência na 3ª idade. Trata-se de uma doença degenerativa do sistema nervoso central, cuja progressão varia de indivíduo para indivíduo, mas quase sempre na direcção da total dependência

Prevalência

A prevalência da D.A. nos países ocidentais é de cerca de 3% nas pessoas com idades acima dos 65 anos, enquanto que a partir dos 85 anos esta sobe para os 20 a 30% (em Portugal, a D.A. afecta cerca de 60 mil pessoas).

Origem

A etiologia da D.A. é desconhecida, contudo, existem algumas teorias que tentam explicar o seu aparecimento, desde as dos factores puramente externos (traumatismos cranianos, exposição a substâncias tóxicas, etc), até as teorias em torno dos factores internos (determinantes genéticos).

Diagnóstico

É difícil obter um diagnóstico precoce fidedigno, tendo-se apenas certeza após a autópsia. No entanto, o diagnóstico neurológico e o diagnóstico neuropsicológico, dão fortes orientações para a presença ou a ausência da doença.

Evolução

Consideram-se 4 fases na evolução da D.A., que até à actualidade se consideram irreversíveis, embora tenham uma evolução lenta:

Falha de Memória: esta fase é caracterizada por perda de memória recente, mantendo-se intacta as memórias mais antigas. A frustação do desempenho, nesta fase, pode levar a pessoa a desenvolver sintomas ansiosos e depressivos, e que muitas vezes passam despercebidos junto da sua família e amigos;

Confusão: inicia-se o declínio da consciência alargada; acentuação das falhas de memória que provocam novos comportamentos, agora perceptíveis, nomeadamente perturbações na verbalização e seu ritmo, perturbações no desempenho das AVD´s e perturbações na orientação espacio-temporal, aumentando, nesta fase, as interferências da doença na vida sócio-afectiva e profissional do indivíduo;

Demência: a consciência nuclear entra agora em declíneo; a desorientação torna-se demasiado acentuada, podendo já não conhecer os familiares e os amigos, perder capacidades ao nível das actividades de vida diária e ter alucinações. Surgem problemas no controlo dos esfíncteres e na estabilidade do humor (ora está calmo, ora agressivo e inquieto);

Estado Vegetativo: perde toda a mobilidade, passando todo o tempo acamado, em mutismo e a soro, geralmente.

Intervenção e Tratamentos

Actualmente não existe cura para esta doença, no entanto, existem processos que poderão retardar os efeitos e sintomas da doença (desde os métodos farmacológicos até aos não farmacológicos).

Farmacologia

Os medicamentos colinérgicos têm uma acção sintomática que permite melhorar o funcionamento cognitivo, tal como as perturbações psicocomportamentais. No entanto, quando estas se tornam graves, a utilização de psicotrópicos torna-se indispensável.

Exercício Físico

O exercício físico para além de melhorar a condição física do indivíduo, melhorando a qualidade de vida deste, tem consequências a níveis bioquímicos. Assim, ao se produzirem endorfinas devido ao exercício, os níveis superiores destas vão aumentar os níveis de Dopamina, que é um dos neurotransmissores em défice nesta doença. Sabe-se ainda que a produção de Dopamina afecta, positivamente, o funcionamento de determinadas regiões da zona frontal do cérebro.

Tratamentos Psicoterapêuticos

As técnicas psicoterapêuticas são de elevada importância, quer para o doente quer para a familia que o acompanha, de modo, a lidar melhor com as perdas graduais e a acentuar o leque de respostas adaptativas.

As técnicas de relaxação como o treino autógeno de Schultz ou a relaxação progressiva de Jacobson são adequadas no início da evolução, permitindo a diminuição dos sintomas de ansiedade e uma melhoria da percepção da imagem corporal do doente. Também a musicoterapia, permite reduzir a frequência e a gravidade das perturbações psicocomportamentais e diminuir o recurso a psicotrópicos.

A reeducação cognitiva trata-se de um de um método individual, cujoo objectivo é o de ensinar o doente a utilizar novas estratégias baseadas nas capacidades que ainda dispõe.

Através das técnicas de Estimulação Cognitiva Global poder-se-á reforçar os recursos cognitivos, afectivos e sociais. Estas técnicas baseiam-se em sessões de grupo/individual, em que se realizam em comum exercícios cognitivos, que pretendem que o indivíduo utilize as suas capacidades cognitivas intactas.

Terapia Ocupacional

Enquanto não se desenvolve uma cura para a doença, é possível retardar a degradação através de técnicas da terapia ocupacional, englobando sessões de movimento e hidroterapia.

Ajuda à família

O apoio à família é fulcral a partir do momento em que é feito o diagnóstico. As ajudas poderão ser de índole social e financeira, e de apoio psicológico ao principal elemento de ajuda do meio familiar.


in luciano_jesus.blogs.sapo.pt/2712.html

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

BÚSSOLA

6 meses

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

LICENÇA DE PARENTALIDADE

Governo: Licença de parentalidade alargada para seis meses
O Governo aprovou hoje o aumento da licença parental para seis meses, subsidiando com 83 por cento do salário bruto, mas que atingirá 100 cento se a licença for de cinco meses partilhada por pai e mãe.

Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o titular das pastas do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, frisou que o novo regime de protecção social na parentalidade cumpre o estabelecido no acordo tripartido em sede de concertação social.

«Procede-se ao aumento do período de licença parental para seis meses subsidiados a 83 por cento ou cinco meses a 100 por cento na situação de partilha da licença entre mãe e pai, em que este goze um período de 30 dias ou dois períodos de 15 dias em exclusividade», lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.

Actualmente, o subsídio por maternidade, paternidade e adopção apenas prevê o pagamento de 120 dias a 100 por cento ou 150 dias a 80 por cento.

Vieira da Silva afirmou que, logo que o diploma seja publicado em Diário da República, terão direito aos novos benefícios da licença de parentalidade não apenas os novos casos de nascimento, mas também os casais que nesse momento já se encontrarem em período de usufruto de licença de parentilidade.

«Trata-se de promover uma melhor conciliação da vida profissional e familiar na altura crítica do nascimento das crianças, de estimular a igualdade e partilha de responsabilidades no interior da família, mas, igualmente, de reforçar a protecção social, criando melhores condições para o desenvolvimento integral das crianças», sustentou o ministro.

in Diário Digital / Lusa

JOAQUIM DE ALMEIDA

... não sabia... também fez um espisódio do CSI Miami, vi hoje no canal AXN

O AXN anuciou que no próximo dia 30 de Agosto 2007, pelas 21h30, irá apresentar em rigoroso exclusivo o 15º episódio da 5ª temporada da série C.S.I. Miami. O episódio em questão conta com a presença do actor português Joaquim de Almeida.

C.S.I. MIAMI
O 15º episódio da 5ª temporada de C.S.I. Miami, “Man Down”, escrito por Ildy Modrovich e realizado por Karen Gaviola, é a continuação do episódio anterior, “No Man’s Land”.

Horatio leva Eric Delko às urgências do hospital. Delko está em estado crítico depois de ter sido atingido na sequência de um tiroteio. Da parte dos médicos as notícias não são animadoras, até que depois de terem declarado a morte do agente, os médicos tentam a reanimação mais uma vez. Depois dos resultados aparentemente positivos, os colegas de Eric Delko estão agora um pouco mais livres para perseguirem os criminosos. Todos os indícios apontam para Cruz… No decorrer das investigações descobrem uma conta bancária nas Ilhas Caimão em nome de Joseph Trevi (Joaquim de Almeida). Trevi fica, obviamente, em maus lençóis e terá muito que explicar a Horatio…

Será Joseph Trevi realmente o criminoso que a equipa liderada por Horatio Caine procura? E Eric Delko estará realmente recuperado?

Respostas a não perder no próximo dia 30 de Agosto!

Estreia: Quinta 30 de Agosto às 21.30

Título original: C.S.I. Miami
Ano de produção: 2006
País de produção: EUA
Género: policial
Duração: 60 minutos
Produtor executivo: Jerry Bruckheimer
Realizador: Karen Gaviola
Intérpretes: David Caruso, Emily Procter, Adam Rodriguez, Kandhy Alexander,Jonathan Togo, Rex Linn, Eva La Rue

Joaquim António Portugal Baptista de Almeida (Lisboa, 15 de Março de 1957) é um actor português.

Abandonou o Curso de Teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, partindo para os EUA onde recebeu formação no The Lee Strasberg Theatre and Film Intitute em Nova Iorque. Trabalhou em teatro nas Produções de Shakespeare em Nova Iorque (New York Shakespeare Productions). Trabalhou noutras peças, como Blood Wedding de Lorca, What Would Jeanne Moreau Do (WPA Theatre) ou The Count of Mount Cristo de Dumas.

Com quase 60 trabalhos no cinema, Joaquim de Almeida, o mais internacional dos actores portugueses, fluente em sete línguas, contracenou com variados nomes do cinema internacional. Participou em produções de países como os EUA, Brasil, México ou Argentina. Actuou ao lado de Michael Caine, Richard Gere e Bob Hoskins em The Honorary Consul (1983), Isabelle HuppertMilan Noir (1987), Harrison Ford em Clear and Present Danger (1994), Antonio Banderas e Salma Hayek em Desperado (1995), Marcello Mastroianni em Sostiene Pereira (1996), Owen Wilson e Gene Hackman em Behind Enemy Lines (2001), Daryl Hannah em Eu Puta (2004). em

Celebrizou-se também com a sua interpretação em filmes como Good Morning, Babylon (1987), e The Soldier (1982). Retrato de Família, de Luís Galvão Telles (1991) valeu-lhe o Prémio de Melhor Actor no Festival de Cinema do Cairo (Egipto).

Em Portugal a sua participação em Tentação (1998), do realizador Joaquim Leitão valeu-lhe um Globo de Ouro na categoria de Melhor Actor. Foi dirigido também por Leonel Vieira, António Pedro Vasconcelos, Maria de Medeiros, Fernando Lopes, José Nascimento e Teresa Villaverde.

Em 2004 integrou o elenco de doze episódios da série de culto 24 nos EUA em que contracenou com Kiefer Sutherland. Teve outras participações em séries como The West Wing (2004), La Femme Nikita (1998) e Miami Vice (1985).

É filho de João Baptista de Almeida e da já falecida Maria Sara Portugal. Tem cinco irmãos: Isabel Maria, Ana Maria, Jorge, João e José António. Foi casado com Cecília, com quem tem o filho Lorenço, nascido em 1992, e com Maria do Carmo Pereira, com quem tem a filha Ana, nascida em 2002.

Naturalizou-se norte-americano em Outubro de 2005.

É conhecido como o "Phil Hartman Latino". Televisao:

Filmografia

  • 2009 - Robosapien: Rebooted , Sean McNamara
  • 2008 - Holy Money , Maxime Alexandre
  • 2008 - Conjura de El Escorial, La , Antonio del Real
  • 2008 - The Burning Plain , Guillermo Arriaga
  • 2008 - Guerrilla , Steven Soderbergh
  • 2008 - Óscar. Una pasión surrealista , Lucas Fernández
  • 2007 - Cucina, La , Allison R. Hebble e Zed Starkovich
  • 2007 - The Lovebirds , Bruno de Almeida
  • 2007 - El Corazon De La Tierra,Antonio Cuadri
  • 2007 - Call Girl, de António Pedro Vasconcelos;
  • 2007 - The Death and Life of Bobby Z, de John Herzfeld and Paul Walker
  • 2006 - MOSCOW NOUGHT The doors FROM THE UNDER-WORLD,MARÍA LIDÓN
  • 2006 - The Heart of the Earth, de Antonio Cuadri;
  • 2006 - Saints Row, de Douglas Carrigan e Zach Hanks;
  • 2006 - 53 días de invierno, de Judith Colell;
  • 2006 - The Celestine Prophecy, de Armand Mastroianni;
  • 2005 - Bleak Afire`, de LOUIS-PASCAL COU;
  • 2005 - Um Tiro no Escuro, de Leonel Vieira;
  • 2005 - Thanks to Gravity, de Rafael Escolar;
  • 2005 - Blue Sombrero, de Douglas Freel;
  • 2004 - Yo puta, de María Lidón;
  • 2003 - Il Fuggiasco, de Andrea Manni;
  • 2003 - Os Imortais, de António Pedro Vasconcelos;
  • 2002 - Entre Chiens et Loups, de Alexandre Arcady;
  • 2002 - Sueurs, de Louis-Pascal Couvelaire;
  • 2001 - Behind Enemy Lines, de John Moore;
  • 2001 - Stranded, Náufragos, de María Lidón;
  • 2001 - La Voz de Su amo, de Emilio Martínez Lázaro;
  • 2000 - Água e sal, de Teresa Villaverde;
  • 2000 - Capitães de Abril, de Maria de Medeiros;
  • 1999 - No Vacancy, de Marius Balchunas;
  • 1999 - O xangô de Baker Street, de Miguel Faria Jr.;
  • 1999 - Inferno, de Joaquim Leitão;
  • 1999 - One Man's Hero, de Lance Hool;
  • 1998 - On the run, de Bruno de Almeida;
  • 1998 - La Cucaracha, de Jack Perez;
  • 1997 - Corazón Loco, de Antonio del Real;
  • 1997 - Tentação, de Joaquim Leitão;
  • 1997 - Elles, de Luís Galvão Telles;
  • 1996 - Afirma Pereira, de Roberto Faenza;
  • 1995 - Desperado, de Robert Rodriguez;
  • 1995 - Adão e Eva, de Joaquim Leitão;
  • 1994 - Only you, de Norman Jewison;
  • 1994 - Clear and present danger, de Phillip Noyce;
  • 1994 - Uma Vida Normal, de Joaquim Leitão;
  • 1993 - El Baile de Las Ánimas, de Pedro Carvajal;
  • 1993 - Amok, de Joël Farges;
  • 1993 - Sombras En Una Batalla, de Mario Camus;
  • 1992 - Una Estación de Paso
  • 1992 - El Maestro de Esgrima, de Pedro Olea;
  • 1992 - Terra Fria, de António Campos;
  • 1991 - Amor e Dedinhos de Pé, de Luís Filipe Rocha;
  • 1991 - Aqui D'El Rei!, de António Pedro Vasconcelos;
  • 1991 - El Día Que Nací Yo, de Pedro Olea;
  • 1991 - Retrato de Família, de Luís Galvão Teles;
  • 1991 - El Rey Pasmado, Imanol Uribe;
  • 1991 - A Idade Maior, de Teresa Villaverde;
  • 1990 - Segno di Fuoco, de Nino Bizzarri;
  • 1990 - A Ilha, de Joaquim Leitão;
  • 1990 - Sandino, de Miguel Littin;
  • 1989 - Disamistade, de Gianfranco Cabiddu;
  • 1989 - Love Dream, de Charles Finch;
  • 1989 - Les Deux Fragonard, de Philippe Le Guay;
  • 1988 - Terre Saccrée, de Emilio Pacull;
  • 1987 - Good Morning, Babylon, de Paolo e Vittorio Taviani;
  • 1987 - The Sun and the Moon, de Kevin Conway;
  • 1987 - Milan noir, de Ronald Chammah;
  • 1987 - Repórter X, de José Nascimento;
  • 1983 - The Honorary Consul, de John Mackenzie;
  • 1982 - The Soldier, de James Glickenhaus.
in Wikipédia

FÉRIAS 2009

... estive a pensar...

este ano onde irei de férias?


pensei!
somei...
subtrai...
e
dividi..
e cheguei à conclusão!!!


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

PROTECÇÃO DE BALEIAS

Portugal é exemplo na conservação e protecção das baleias
O comissário de Portugal na Comissão Baleeira Internacional, Jorge Palmeirim, defendeu hoje que Portugal tem de ser visto, cada vez mais, como um exemplo na conservação e protecção das baleias nos oceanos.

«Há muito que em Portugal se passou da era da caça à baleia para a era da exploração não letal das baleias, através da observação e protecção, e aqui o país assume um papel muito importante«, disse Jorge Palmeirim à Lusa, à margem do último dia do encontro daquela comissão (IWC, na sigla em inglês), que decorre em Lisboa.

Para além disso, «queremos que os restantes países do mundo nos vejam como exemplo e vejam que é possível transformar uma indústria letal numa indústria altamente lucrativa, que não envolve a morte das baleias», acrescentou.

A reunião decorreu durante dois dias com o objectivo de discutir o futuro da Comissão Baleeira Internacional, bem como a caça às baleias e os problemas que dela decorrem.

Neste último dia, os participantes concluíram que é preciso que as forças políticas actuem em uníssono, para que seja resolvido o impasse na caça às baleias em todo o mundo.

«É preciso que o poderes políticos exerçam mais força para que a questão seja mais rapidamente solucionada», disse Peter Bridgewater, o presidente da Comissão Internacional.

Um dos problemas mais graves discutidos na organização, que precisa de uma solução imediata, tem a ver com a caça japonesa às baleias, que se tem intensificado no Oceano Antárctico e a norte do Oceano Pacífico.

Há negociações em curso com o Japão, segundo Peter Bridgewater, e já foram recomendadas uma série de opções e passos para se acabar com este problema.

«É preciso rever as medidas que foram assumidas na Convenção Internacional para a Regulação da Actividade Baleeira, em 1946, porque esse tratado não resolve os problemas do século XXI», concluiu.

Em Junho deste ano, Portugal receberá a 61ª reunião anual da Comissão Baleeira Internacional, que terá lugar na ilha da Madeira.

in diário digital

CHARLES DARWIN - BICENTENÁRIO

Charles Darwin, de que se comemora este ano o bicentenário do nascimento, revolucionou a percepção da vida na Terra e fundou a biologia moderna ao defender que todas as espécies descendem de um antepassado comum.

Essa teoria da evolução está exposta no seu livro fundamental, "A Origem das Espécies", de que se celebra também em 2009 os 150 anos da sua publicação.

Nascido a 12 de Fevereiro de 1809 em Shrewsbury, Inglaterra, numa família abastada, foi pressionado pelo pai, Robert Darwin, médico, a enveredar pela mesma carreira, embora tendesse mais a seguir o exemplo do avô, Erasmus Darwin, um conceituado naturalista no seu tempo.

Dava pouca atenção às aulas, era traquinas e preferia observar a Natureza, caçar e coleccionar insectos. É dessa altura uma frase do pai que ele recorda na sua autobiografia: "Só gostas de cães, de andar aos tiros e de apanhar ratos, vais ser uma desgraça para ti próprio e para toda a tua família".

Em 1825 começa a estudar Medicina em Edimburgo, mas as aulas aborrecem-no e uma operação a uma criança sem anestesia, como então era comum, causa-lhe horror e leva-o a desistir passados dois anos.

O pai manda-o então estudar Teologia na Universidade de Cambridge, para fazer dele um sacerdote. É então que conhece John S. Henslow, um dos professores mais populares e revolucionários da época, que se tornou seu mentor e amigo, e foi determinante para a sua carreira de cientista.

Foi ele que o recomendou a Robert FitzRoy, capitão do "HMS Beagle", que procurava um companheiro para uma expedição cartográfica de dois anos à volta do mundo.

O Beagle zarpa em 1831, levando a bordo Darwin então com 22 anos. A viagem acaba por durar cinco anos e, por motivos circunstanciais, começa e acaba em território português, já que a primeira escala foi na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, hoje um país independente, e a última na ilha Terceira, nos Açores.

Grande parte da expedição passa-se ao longo das costas da América do Sul, com escalas principais no Brasil, nas Galápagos, Taiti, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e novamente Brasil, antes de regressar a Inglaterra.

Apesar dos seus enjoos no mar, Darwin viria a escrever entusiasmado que "a viagem do Beagle foi de longe o acontecimento mais importante" da sua vida.

Redige numerosas observações e colecciona tanto calhaus como espécimes da fauna e da flora que vai encontrando, para depois do regresso, em 1836, se dedicar à escrita e publicar em 1839 "A Viagem do Beagle".

As observações feitas durante a viagem persuadem-no pouco a pouco de que as espécies sofrem uma constante evolução, o que viria a constituir o cerne da sua teoria.

Preocupado com problemas de saúde que o afectaram durante toda a vida, pensa em casar-se e considera longamente os prós ("companhia permanente", "uma mulher simpática num sofá", "a mulher, esse espécime tão interessante" ou "melhor que um cão de qualquer modo") e os contras ("terrível perda de tempo"), com os primeiros a prevalecer.

Casa-se em 1839 com a prima Emma Wedgood, com quem terá dez filhos, e instala numa quinta em Downe, 30 quilómetros a norte de Londres, onde passa os últimos 40 anos da sua vida a estudar, a escrever, a fazer experiências e a corresponder-se com cientistas do mundo inteiro.

São conhecidas mais de 25 mil cartas de e para Darwin, algumas das quais com o naturalista açoriano Francisco Arruda Furtado.

Após longa reflexão, e só 23 anos depois da viagem do Beagle, Darwin decide publicar "A Origem das Espécies", mas só depois de receber uma carta de outro naturalista, Alfred Russel Wallace, com ideias semelhantes às suas.

As teorias dos homens serão então publicadas ao mesmo tempo, numa reunião científica, e a primeira versão da sua obra principal surge finalmente em 24 de Novembro de 1859. Aí apresenta exemplos, argumentos e factos que organiza de forma sistemática para sugerir a existência de linhas evolutivas de todas as espécies e da existência de ancestrais comuns a todas.

O livro, que esgotou em poucos dias, alcançou um sucesso imediato, mas desencadeia vivas reacções das autoridades religiosas, que vêem nas suas ideias uma contestação da doutrina cristã da criação do mundo.

O debate viria a subir de tom com "A Descendência do homem e Selecção em relação ao sexo", onde Darwin demonstra em 1871 que o homem e o macaco descendem de um mesmo antepassado comum.

Além destes, publicou dezenas de livros e centenas de manuscritos sobre tudo o que observava e conseguia explicar.

"Considerando agora com que brutalidade fui atacado pelos ortodoxos, parece-me grotesco que tenha tido a intenção de ser pastor", ironiza na sua biografia.

Darwin morreu em 19 de Abril de 1882 aos 73 anos. Está enterrado na abadia de Westminster, em Londres, onde repousam também os restos mortais do físico Isaac Newton.

Nos últimos 150 anos, o pensamento darwinista foi completado com a contribuição da genética e mais recentemente através do novo desenvolvimento da biologia evolutiva.

in sapo/lusa

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

VENCEDORES GRAMMYS 2009

  • Álbum do ano: "Raising Sand" - Robert Plant e Alison Krauss
  • Artista revelação: Adele
  • Gravação do ano: "Please Read the Letter" - Robert Plant e Alison Krauss
  • Música do ano: "Viva La Vida" - Coldplay
  • Melhor disco alternativo: "In Rainbows" - Radiohead
  • Melhor disco dance: "Alive 2007" - Daft Punk
  • Melhor disco pop: "Rockferry" - Duffy
  • Melhor disco de rap: "Tha Carter III" - Lil Wayne
  • Melhor disco de R&B: "Jennifer Hudson" - Jennifer Hudson
  • Melhor disco de rock: "Viva La Vida or Death and All His Friends" - Coldplay
  • Melhor performance pop feminina: "Chasing Pavements" - Adele
  • Melhor performance pop masculina: "Say" - John Mayer
  • Melhor performance pop de duplas ou grupos: "Viva La Vida or Death and All His Friends" - Coldplay

CÃES COM PERUCAS

Insólito
Perucas para cães é nova tendência nos Estados Unidos

As perucas foram criadas em 2007 para um desfile de cães e os acessórios receberam tantos pedidos que as empresárias Jenny e Crissy Slaughter decidiram começar a produzir as perucas em maior escala.

Cada peruca custa, em média, 30 dólares. Actualmente, estes objectos já são vendidos em seis países e outras empresas americanas passaram a produzir acessórios semelhantes para cães e gatos.

Perucas para cães é nova tendência nos Estados Unidos

As primeiras perucas foram inspiradas nos cabelos de celebridades como Paris Hilton e a modelo Bettie Page. Actualmente, a empresa conta com mais modelos, que incluem uma peruca afro e outras coloridas.

Em entrevista à BBC, Jenny Slaughter, uma das proprietárias da Total Diva Pets, admite que - apesar do sucesso - algumas pessoas consideram as perucas «tolas» e «desnecessárias». «Sabemos que animais não precisam de perucas, mas são acessórios divertidos para cachorros que já têm tudo», afirma.

Perucas para cães é nova tendência nos Estados Unidos

O mercado de acessórios para animais de estimação tem crescido de forma significativa. Marcas famosas como Gucci, Burberry e Louis Vuitton já dedicaram colecções especiais a às mascotes.

Além das perucas, acessórios como sapatos, óculos de sol, coleiras e roupas estão disponíveis para os animais de estimação. Segundo Slaughter, os donos acabam por comprar produtos que «combinam com a atitude dos animais».

in sol

SIC - A VIDA SECRETA DE SALAZAR

Historiadora arrasa série sobre Salazar

Estreia. Há quem defenda que a ficção não deve ter limites, mesmo que baseada em factos históricos. Há quem defenda que o rigor histórico e de época tem de ser respeitado acima de tudo. A estreia de 'A Vida Privada de Salazar', na SIC, serviu de ponto de partida para o debate

Historiadora arrasa série sobre Salazar
Só o diálogo com o futuro cardeal Cerejeira e a proibição da família Perestrelo que, por razões de classe, impede o relacionamento entre o jovem Salazar e a filha Julinha têm rigor histórico. Esta é a opinião da historiadora Irene Pimentel sobre a estreia, no domingo, da minissérie da SIC A Vida Privada de Salazar.

"Achei a série altamente especulativa. Duvido muito que muitas das histórias contadas se tenham passado de facto", afirma ao DN Irene Pimentel. Apesar de deixar bem claro que não é crítica de televisão, a historiadora defende que "os diálogos são pouco ricos" e aponta alguns aspectos "muito preguiçosos da produção": "diálogos pouco ricos, as figuras de 1905 não falavam assim e não se vestiam nem se movimentavam da forma apresentada, o sotaque lisboeta das meninas da Beira e ainda o sotaque ora beirão ora lisboeta de Salazar".

Resumindo, Irene Pimentel afirma que considerou o episódio de domingo "enfadonho", "um rol de relacionamentos com mulheres, sem qualquer contextualização histórica, que não dá a ideia da importância política de Salazar no século XX português".

Nuno Santos, director de Programas da SIC, manifestou a sua crença que a série poderia liderar as audiências. Mas isso não aconteceu. No entanto, Jorge Queiroga, realizador da série, classificou os resultados alcançados como "excelentes". Quanto à falta de contextualização da acção política, assume que não era esse o objectivo da série. "O que pretendíamos era abordar o lado mais pessoal da vida de Salazar, de uma forma desempoeirada", explica.

Tal como Irene Pimentel, que defende que se pode ficcionar, mas sem especulação, Moita Flores, que já assinou vários argumentos de séries de época, considera que "não se pode perder de vista os factos históricos".

Helena Matos, consultora histórica da série Conta-me como Foi, da RTP1, tem uma visão bem diferente. "Acho que não há limites para a ficção. Não se pode esperar aprender história só porque se vê uma série ou uma peça de teatro baseada em factos históricos", disse ao DN.

Referindo anteriores reacções críticas relativamente a peças de teatro baseadas em factos históricos, Helena Matos considera que "o problema é termos pouca ficção. Se tivéssemos mais, já não haveria este tipo de discussões", conclui.
in diário de notícias

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

EMPIRE STATE BUILDING

Corrida ao topo do edifício mais alto de Nova Iorque

A 32ª corrida anual ao topo do Empire State Building levou 330 participantes, entre empurrões e atropelos, a subir os 86 andares do edifício, num total de 1576 degraus. Os vencedores levaram menos de 15 minutos a chegar à meta.

in tsf

WINDOWS 7

Os últimos dias têm sido ricos no que se refere a novidades acerca do Windows 7. A estratégia de mercado a utilizar tem sido uma constante no discurso da Microsoft e, actualmente, já se sabe que o próximo sistema operativo deverá sair a 3 de Outubro deste ano e em seis versões diferente. A notícia surge com base na informação colocada no blog de Lotta Bath, da equipa de parceiros da Microsoft Suécia, onde o mesmo apresenta o roadmap até ao lançamento do software. Segundo o texto, que de acordo com o autor é confirmado pelo product manager Windows Michael Bohlin, o próximo sistema operativo terá uma Release Candidate a 7 de Abril deste ano, enquanto que a RTM do Windows 7 tem deadline marcado para 3 de Outubro. O lançamento de uma RC2 não faz parte dos planos da empresa. Entretanto, a Microsoft informou que os clientes que ainda utilizam XP terão direito a um upgrade directo para Windows 7. Segundo a empresa, esta decisão tem como meta atrair utilizadores que detêm licenças do Windows XP e que não chegaram a adoptar o Vista. Na prática, este método acabará por facilitar a migração para Windows 7 e garantiria um desconto a quem possui uma licença XP. Esta notícia surgiu um dia após a Microsoft anunciar que o próximo sistema operativo estará disponível em seis versões diferentes: Starter - para netbooks -, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate Edition. Por enquanto, a Microsoft não avança com qualquer informação relativa ao preço previsto para qualquer uma destas versões.

in sapo

SCOLARI

Scolari demitido do Chelsea

Luiz Felipe Scolari foi demitido esta tarde do comando técnico do Chelsea.

De acordo com o site oficial do clube a falta de resultados obrigou a direcção do clube londrino a demitir o técnico brasileiro.

Em comunicado o clube londrino lamenta "o fim da curta relação" e admite que foram "os resultados e as fracas exibições da equipa" que obrigaram a direcção do clube a mudar de técnico.

O treinador adjunto Ray Wilkins vai assumir o controlo da equipa técnica temporariamente. Scolari não renovou contrato, no Verão, com a Federação Portuguesa de Futebol para ir treinar o Chelsea.

O clube inglês agradece ao técnico brasileiro por "trazer muitas coisas positivas ao clube" e lamenta o fim do contrato.Em comunicado, «a direcção do Chelsea gostaria de expressar gratidão pelo seu período como treinador», referindo que Scolari «trouxe muitas coisas positivas ao clube». No entanto, «os resultados e exibições da equipa vinham-se deteriorando num momento chave da época», o que levou a esta decisão «de forma a manter a possibilidade de vencer os troféus em que ainda estamos em competição».

O clube londrino encontra-se actualmente na 4ª posição da Premiership com menos 7 pontos que o líder Manchester United. O Chelsea ficou ainda mais longe do título depois de ter sido derrotado pelo Liverpool por 2-0 e do empate sem golos em casa frente ao Hull City.

As relações entre Scolari e os adeptos do Chelsea já não eram as melhores. No último jogo do Chelsea em Stamford Bridge, empate a zero com o Hull City, os adeptos entoaram cânticos para Scolari afirmando, "You don't know what you are doing" (Não sabes o que estás a fazer) quando substiuiu Quaresma por Drogba.

O Chelsea é o clube inglês da Premiership com mais atletas portugueses.Ricardo Quaresma foi emprestado pelo Inter de Milão durante o mercado de Inverno por indicação de Scolari. Quaresma juntou-se assim a Hilário, Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Bosingwa e Deco no clube londrino.

Scolari substituiu o israelita Avran Grant no Verão e criou grandes expectativas nos adeptos do clube londrino. O técnico brasileiro herdou uma equipa que fora à final da Liga dos Campeões e que ficara em segundo no campeonato inglês.

O técnico brasileiro venceu 20 dos 36 jogos em que esteve no comando do Chelsea. As 14 vitórias em 25 jogos da Premiership colocaram a luta pelo título mais difícil.


... até os ingleses reparam na incompetência...

in sapo