sábado, 7 de março de 2009

BÚSSOLA

SALÁRIOS NO FEMININO

Uma em cada dez mulheres ganha o salário mínimo

Salários. O salário mínimo tem muito maior incidência entre as mulheres: 9,7% são abrangidas, contra 4,6% de homens. Os dados do Governo sugerem que a disparidade no rendimento médio terá estabilizado nos últimos anos. Já os números do INE apontam para um agravamento

Nos homens, a proporção é de um em cada 20

Uma em cada dez mulheres ganha o salário mínimo. Os dados mais recentes do Ministério do Trabalho, relativos a Abril de 2008, apontam para uma forte disparidade na incidência do rendimento mais baixo: 9,7% das mulheres, contra 4,6% nos homens. Com o aumento do salário mínimo no início do ano para 450 euros, esta proporção terá subido.

Esta maior incidência do salário mínimo sobre as mulheres poderá estar relacionada com as actividades em que é mais frequente: no alojamento e restauração (11% dos que trabalham a tempo completo por conta de outrem), na indústria transformadora (8,4%) e no comércio (7,9%).

Portugal é, tradicionalmente, um dos países onde a disparidade a este nível é mais acentuada. Em 2007, com um diferencial entre géneros de 4,3 pontos percentuais, Portugal era o segundo país com maior disparidade, mostram dados do Eurostat. A comparação, referida no último relatório de conjuntura do Ministério do Trabalho, mostra que só o Luxemburgo superava essa diferença, num conjunto de 15 países analisados.

O nível de rendimento assegurado por estes dois países é, contudo, completamente distinto: apesar do acordo assinado entre o Governo e os parceiros sociais, que tem garantido aumentos acima da inflação, o valor do salário mínimo português continua a ser o mais baixo na Zona Euro, quer a comparação seja feita em termos absolutos quer em paridade de poderes de compra. O Luxemburgo, pelo contrário, garante o valor mais elevado na Europa (1570 euros por mês), revela um estudo do gabinete estatístico da União Europeia.

Desigualdade persiste?

Como tem evoluído a disparidade entre o rendimentos médio de homens e mulheres? Os dados do Governo apontam para uma relativa estabilização, enquanto a informação do Instituto Nacional de Estatística (INE) denuncia um agravamento.

Segundo a informação do Gabinete de Estratégia e Planeamento (Ministério do Trabalho), em Abril do ano passado os homens ganhavam, em média, 1186 euros, enquanto as mulheres recebiam 895 euros por mês. As trabalhadoras ganhavam 75,4% do que ganhavam os homens. Esta proporção representa um ligeiro aumento face a 2007 (duas décimas), mas uma redução face a 2004. Estes dados referem-se aos ganhos, ou seja, ao montante ilíquido, antes da dedução de contribuições e impostos, que inclui prémios e todo o tipo de subsídios. Já a informação do Instituto Nacional de Estatística (INE), que apresenta valores diferentes, refere-se ao rendimento líquido e sugere um agravamento nas diferenças salariais.

No ano passado, segundo dados apurados no Inquérito ao Emprego, as mulheres recebiam, em média, 670 euros por mês, correspondente a 81,9% do que o que ganhavam os homens. Em 2005, a proporção chegou a ser de 84,7%, mas desde então tem vindo progressivamente a descer.

in diário de noticias

NEVE NA MADEIRA





Há cerca de 10 anos que não nevava tanto na Ilha da Madeira.
(autor das fotos desconhecido)

sexta-feira, 6 de março de 2009

CEM MILHÕES - EUROMILHÕES

O QUE FARIAS COM 100 MILHÕES DE EURO?

Euromilhões com jackpot de 100 milhões esta sexta-feira

O Euromilhões celebra hoje o quinto aniversário internacional com um jackpot de 100 milhões de euros, na semana em que entram em vigor novas regras, que estabelecem em 185 milhões o limite máximo acumulável.
Actualmente atribui-se obrigatoriamente o prémio principal depois de 11 concursos consecutivos sem vencedor. Esse prémio é distribuído por quem acertou no segundo prémio ou seguintes quando não há totalista na chave vencedora.

Esta regra não permite, porém, limitar o valor do prémio ao que se considera ser socialmente aceitável para um prémio de jogo, segundo o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

O novo tecto faz desaparecer a obrigatoriedade da atribuição dos jackpots no concurso em que o limite é atingido.

Quando sobrar dinheiro, esse remanescente será acrescido ao valor do segundo prémio ou, caso este não seja atribuído, ao prémio imediatamente inferior em que haja, pelo menos, uma aposta premiada nos respectivos concursos.

As novas regras constam do Regulamento do Euromilhões publicado em Diário da República a 28 de Janeiro.

in diário econónico

BRAILLE EM CATÁLOGOS DE LEILÕES

Lelioeira portuguesa anuncia primeiro catálogo em Braille

UM BOM EXEMPLO!
APESAR DA EVOLUÇÃO SER LENTA...

A empresa Leiria & Nascimento anunciou que vai editar o primeiro catálogo de um leilão em Braille a nível mundial, referente a um conjunto de instrumentos musicais que vai levar à praça numa inciativa inédita em Portugal.

O leilão dos 115 lotes de instrumentos musicais, partituras antigas e discos de música clássica em vinil está marcado para 19 de Março, às 21:30, na Leiria & Nascimento, na Rua de Santo António, na zona da Estrela, em Lisboa.

Na mostra que antecede o leilão, o público interessado poderá manusear os instrumentos musicais numa exposição interactiva, que inaugura a 15 de Março, às 15:00 horas, e ficará patente até ao dia do leilão.

Maria Lacerda, responsável da leiloeira, disse que este «será o primeiro leilão de instrumentos musicais do País, acompanhado pelo primeiro catálogo em Braille a nível mundial». A leiloeira pensou em complementar o catálogo habitual com um catálogo em Braille, «para que os invisuais tenham também acesso às informações sobre os instrumentos que estarão disponíveis» no leilão, explicou a responsável.

Os lotes são compostos sobretudo por instrumentos musicais antigos, pianos, pianolas, cítaras, harpas, violinos, e também baterias e algumas guitarras eléctricas. O piano mais caro terá uma base de licitação entre os oito e 12 mil euros, enquanto nos instrumentos mais acessíveis está uma cítara de mesa entre os 50 e 80 euros.

Na criação do catálogo, a Leiria & Nascimento teve a colaboração do professor Ricardo Branco e do músico Pedro Caldeira Cabral.


in diário digital

RIHANNA E CHRIS CASADOS

Rihanna e Chris:
casamento em segredo?


SE ESTA NOTICIA SE CONFIRMAR...

MAU EXEMPLO PARA A SOCIEDADE! ELA DEVIA SER PRESA!!!!

AS ASSOCIAÇÕES CONTRA A VIOLÊNCIA DOMESTICA DEIXAM DE TER SENTIDO....

A MIÚDA ESTÁ LOUCA... BATE-ME! QUE EU ADORO QUERO MAIS MAIS... MAS QUE DEPOIS NÃO VENHA PARA OS MÉDIA FAZER-SE DE VITIMA!

Rihanna e Chris: casamento em segredo? A notícia, ainda não confirmada pelos próprios, está a fazer furor na comunidade artística de Hollywood: a cantora Rihanna e o músico Chris Brown teriam casado em segredo!

Segundo a revista norte-americana "Music News", o enlace deu-se há cerca de uma semana, de surpresa e em absoluta privacidade, na mansão do ‘rapper' Sean Diddy Combs, em Miami, onde o casal se reencontrara depois das cenas de violência doméstica de 8 de Fevereiro.

Espancada há um mês pelo namorado, a ponto de ter de receber tratamento hospitalar, Rihanna refugiou-se então na casa da família, em Barbados, para recuperar dos ferimentos - mas um telefonema de arrependimento de Chris Brown terá levado a cantora a aceitá-lo de volta.

Rihanna e Chris reencontraram-se então em casa do amigo comum Diddy Combs. "Foi um encontro de lágrimas. Ela confessou que não podia viver sem ele e Chris propôs-lhe que se casassem", conta a "Music News". O ‘rapper' terá então chamado um sacerdote, que ali mesmo os casou, numa cerimónia simples a que assistiram apenas as pessoas da casa.

Ontem mesmo, Chris Brown apresentou-se em tribunal para responder pela acusação de violência extrema sobre Rihanna. O juiz proferiu contra o músico duas acusações de agressão (que podem valer-lhe 4 anos de cadeia) e avisou-o de que está expressamente proibido de "incomodar, atormentar, molestar ou usar qualquer tipo de violência". A audiência prossegue em 6 de Abril.

Entretanto, soube-se ontem que o vestido que Rihanna usava na noite da agressão será apresentado em tribunal como prova contra o ‘rapper'. Trata-se de um modelo Gucci de 11 mil dólares que ficou ensopado em sangue. O vestido está já na posse do Ministério Público de Los Angeles.

Em Barbados, um familiar da cantora comentou, ao saber da acusação formal contra Chris: "Já não era sem tempo!". Citado pela revista "People", o familiar acrescentou: "Ele devia era estar na prisão!". O pai de Rihanna continua chocado: "Nunca bati na minha filha", comentou Ronald Fenty, de 55 anos. "Porque haveria ele de bater-lhe?".

in sapo

quarta-feira, 4 de março de 2009

ACORDO ORTOGRÁFICO

SOU TOTALMENTE CONTRA O ACORDO ORTOGRÁFICO!

PORQUE DECIDIRAM SEM OS PORTUGUESES SEREM CONSULTADOS?

PORQUE NÃO MAIS UM REFERENDO?

QUAIS OS INTERESSES?

QUEM SÃO OS PREJUDICADOS?

ESTAMOS A PERDER A NOSSA IDENTIDADE COMO POVO PORTUGUÊS!!!!!

EM VEZ DE OS PROFESSORES E SEUS APOIANTES, FAZEREM MANIFESTAÇÕES DE BABUZEIRADAS DEVIAM SIM LUTAR PELA PRÓPRIA LÍNGUA!

Os autores do Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico criticaram hoje a anunciada intenção do Governo de fazer aplicar o acordo em Portugal "ainda este ano", o que consideram "gravíssimo".

"O Governo manifestou a sua intenção de fazer aplicar o Acordo em Portugal ainda este ano. Isto é gravíssimo e contraditório com o propósito inicialmente manifestado de se estabelecer um prazo de seis anos para tal efeito", refere um comunicado assinado pelo primeiro subscritor do manifesto, Vasco Graça Moura, em nome dos signatários.

"O Governo, em fim de legislatura, não quer assumir os custos, o ónus e o trabalho de implementação do acordo, nomeadamente no sistema educativo. Teria de dar formação a todos os professores que estão muito insatisfeitos, teria que substituir a maioria dos títulos nas bibliotecas escolares(...) e teria de assumir que a medida de passagem de vigência dos manuais de 4 para 6 anos era posta em causa pela necessidade de os substituir a meio da sua vida útil", diz o texto.

O comunicado refere também que a petição Manifesto em Defesa da Língua Portuguesa Contra o Acordo Ortográfico já recolheu mais de 100 mil assinaturas e que continua a aguardar agendamento para ser apreciada em plenário da Assembleia da República.

in lusa

ASTROÍDE

Sydney, Austrália, (Lusa) - O asteróide DD45, com 30 a 40 metros de diâmetro, passou na segunda-feira a 60.000 quilómetros do sueste do Pacífico, sete vezes mais perto do que a Lua, informa a imprensa australiana.

A passagem do meteorito surpreendeu os astrónomos, que não esperavam que passasse tão perto do nosso planeta, referem os média.

"Nenhum objecto desse tamanho ou maior tinha sido observado tão perto da Terra", disse Rob McNaught, cientista do observatório australiano de Siding Spring.

O 2009/DD45 é o asteróide que mais se aproximou da Terra desde 1973, segundo o astrónomo Peter Brown, da Universidade de Ontário, no Canadá, e tem um tamanho semelhante àquele que arrasou cerca de 2.000 quilómetros quadrados de bosque na Sibéria em 1908.

McNaught, contratado pela NASA, detectou o 2009/DD45 na noite de sexta-feira, 27 de Fevereiro e determinou que "por pouco" não atingiria a Terra na sua trajectória.

Cerca de mil asteróides estão classificados como potencialmente perigosos na sua passagem pela Terra ao longo da história.

Segundo McNaught, a probabilidade de que um meteorito de mais de um quilómetro de diâmetro colida com a Terra é de um em vários milhões de anos, enquanto a possibilidade de despenhar um corpo de menor tamanho mas capaz de põe em perigo uma cidade inteira é de um em várias centenas de anos.

in lusa