
BCP, BES e BPI perdem mais de mil milhões em 2009
Os três maiores bancos cotados portugueses já perderam 1,18 mil milhões de euros em bolsa este ano. Hoje, as acções do BCP, BES e BPI estão em forte queda pelo terceiro dia consecutivo.
A banca nacional está a ser contagiada pelo desempenho negativo do sector financeiro europeu. Apesar dos planos de ajuda à banca da parte dos governos, o mercado teme que as instituições tenham de voltar a reforçar os seus capitais e, em alguns casos, que tenham mesmo que ser nacionalizadas.
O Banco Espírito Santo (BES) está hoje a cair mais de 4% para 5,41 euros, elevando para 640,50 milhões de euros o total de perdas deste ano. Em 2009, os títulos do banco liderado por Ricardo Salgado desvalorizaram 19%, o pior desempenho no PSI 20.
Já o BCP, o maior banco privado português, viu o seu valor de mercado emagrecer 356,78 milhões de euros em Janeiro. As acções do BCP perdem 1,99% para 0,74 euros na sessão desta quarta-feira.
Por último, o BPI descia 3,27% para 1,54 euros. Os títulos do banco entraram em 2009 a valer 1,75 euros, pelo que o BPI já perdeu 189 milhões de euros em bolsa este ano.
Fernando Ulrich apresenta as contas de 2008 esta sexta-feira, sendo que o mercado espera que os lucros do BPI tenham caído para metade.
Esta semana, os analista do JP Morgan disseram que os três maiores bancos cotados portugueses poderão ter que reforçar o seu capital em 3,2 mil milhões de euros.
in económico
Sem comentários:
Enviar um comentário