sábado, 20 de dezembro de 2008

EQUADOR - EM SÉRIE NA TVI

Apresentação in Programa Deluxe TVI




Equador", série de 26 episódios, é baseado na obra homónima de Miguel Sousa
Tavares, sucesso ímpar no mercado literário nacional e além fronteiras.

21 de Dezembro de 2008

Decorre o ano de 1905. O rei D. Carlos acompanhado pelas gentes da realeza encontra-se no Alentejo, mais precisamente em Vila Viçosa, para uma caçada às perdizes.
D. Carlos desabafa com os amigos e lamenta a ausência do seu filho, o Príncipe D. Luís Filipe, que ficou retido em Lisboa pela cerimónia na Academia Militar.
Entretanto José da Matta, secretário do Conde de Arnoso, chega a cavalo para se apresentar ao rei. No interior do palácio, o Conde de Arnoso, secretário pessoal do Rei, aguarda-o para lhe dar a solução para os problemas em S. Tomé. Assim, Luís Bernardo Valença é o nome sugerido para servir El Rei e a Pátria. Apesar dos argumentos e provas de que Valença está bem informado sobre o assunto, D. Carlos não parece muito convencido com a escolha do seu secretário. Assim, pede-lhe que o investigue no maior sigilo e que lhe descreva o perfil completo do homem.
Em Lisboa, o jovem galã Luís Bernardo Valença anda tranquilamente pelas ruas do Chiado. No Grémio e já na companhia dos seus amigos, João Forjaz, Filipe Martins e Mateus Resende, Luís Bernardo conversa sobre as suas conquistas e questões políticas.
Num outro contexto, encontramos Matilde Albuquerque, prima de João Forjaz, que conversa com o seu marido, Frederico Albuquerque, sobre as férias na Ericeira. Desapontada pelo marido não poder acompanhá-la na semana de férias, por motivos de negócios, Matilde entretém-se a ajudar Marta Trebouce com o enxoval e os preparativos para a festa de casamento com Antero Albuquerque, primo de Frederico.
Apesar da euforia e agitação familiar, Antero está nervoso com o aproximar do grande dia e ao ver o primo a sair da quinta, intercepta-o para poder desabafar a sua angústia de permanecer virgem antes do casamento.
Compreendendo a aflição do primo, Frederico entrega-lhe a morada do bordel de Maria dos Prazeres, fazendo-lhe saber que ela vai resolver o seu problema.
O dia amanhece com Luís Bernardo a chegar à Ericeira. Enquanto aguarda no lobby do hotel para preencher a sua ficha de hóspede, ouve as contestações de Mimi Vilanova. A atenção de Luís Bernardo é desviada do ambiente envolvente para a chegada de duas crianças, Carlota e Artur seguidos pela ama, Alice, e de Matilde e Marta, que se dirigem à recepção. Luís Bernardo e Matilde cruzam o seu olhar por instantes e pela primeira vez.
Mais tarde e a aproveitar os últimos raios de sol, João encontra Luís Bernardo na varanda do hotel e convida-o para jantar com ele e as primas Matilde e Marta.
Enquanto Luís Bernardo, Matilde, Marta e João jantam, o ambiente entre eles é agradável e o interesse de Luís Bernardo pela prima de João Forjaz intensifica-se.
Na manhã seguinte, Maria dos Prazeres recebe uma nova rapariga no seu bordel, vinda da província e de seu nome Imaculada. Ao ver o ar assustado e o pouco à vontade com que Imaculada chega ao seu estabelecimento, Maria dos Prazeres tem uma conversa preparatória com ela.
Pilar, uma das prostitutas do bordel, encarrega-se de levar Imaculada para o seu novo quarto e mostra-lhe uma versão amarga da vida que a espera. Uma vez no bordel, no bordel para sempre.
Entretanto em Vila Viçosa, o Conde de Arnoso tenta apressar o Rei na sua decisão, uma vez que o governador escolhido tem de chegar a S. Tomé antes do cônsul inglês.
Decidido, D. Carlos analisa as informações que o secretário recolheu sobre Luís Bernardo Valença.
Luís Bernardo confidencia com João que não consegue deixar de pensar em Matilde, mas o amigo repreende-o e pede-lhe que não se envolva com a prima, pois para além de ser bem casada, não ia ser mais do que uma das suas conquistas.
Simultaneamente na Índia, mais propriamente na cidade Goalpar, Ann Rhys-More mostra o templo hindu aos pais Mr. Rhys-More e Mrs. Rhys-More.
Ann vive um casamento feliz de sete anos com David Jameson, ensombrado, no entanto a partir do momento que ficam a saber da impossibilidade de terem filhos-David é estéril.

in tvi.iol.pt/programas

3 comentários:

Anónimo disse...

O Equador é um dos melhores livros que já li e essa é uma das razões pela qual muito provavelmente não verei esta telenovela a que chamam pomposamente série.

A outra razão é porque é na TVi, canal televisivo que me recuso a seguir.

Para quem não leu o livro, será provavelmente uma telenovela com alguma qualidade.

Anónimo disse...

Relativamente ao conde de Arnoso, Bernardino Pinheiro Correia de Mello, posso referir que era "fidalgo da Casa Real, oficial às ordens d´el Rei Senhor D. Carlos e seu secretário particular."
Pelo decreto de 28 de Setembro de 1895 foi agraciado com o título de Conde de Arnoso*.
Arnoso,localidade do concelho de Famalicão.
Parabens pelo post.
Cumprimentos
Eduardo Santos Carneiro

Peter disse...

Obrigado pelos vossos comentários.
Feliz Natal.