terça-feira, 9 de dezembro de 2008

RATO MAIS FAMOSO DO MUNDO


O que seria o MUNDO sem ele!


Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

O rato foi inventado por Douglas Engelbart, sendo a patente americana 3.541.541[1] de 1970.

O rato é, provavelmente a peça de hardware do computador que mais utilizamos. O seu inventor, Douglas Engelbart, apresentou-o pela primeira vez a 9 de Dezembro de 1968 como "XY Position Indicator For A Display System". Era uma caixinha de madeira e tinha apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem muita utilização devido a falta de necessidade de tal dispositivo. Afinal a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores no ecrã.

A partir da primeira metade da década de 80, mais precisamente em 1983, a Apple passou a utilizar o rato como dispositivo apontador nos seus micros Lisa. De de lá para cá o nosso velho e querido rato, ou "XY Position Indicator For A Display System", tornou-se parte integrante dos PCs actuais.

O Windows da Microsoft foi criado em seu redor e navegar na Internet seria impossível sem um rato. Pode dizer-se que a partir do lançamento do Windows 3.1, em Abril de 1992, o lugar do rato estava assegurado.

Na época Douglas Engelbart vendeu a patente do "X-Y Position Indicator" (rato) por US$ 10.000.

Desde essa altura, centenas de milhões de computadores e certamente um número igual ou maior de ratos foram vendidos. Se Engelbart tivesse ficado com a patente, teria ficado muito rico.

Em 10 de Abril de 1997, Engelbart recebeu em Washington o prêmio Lemelson-MIT de US$ 500 mil, um dos principais prémios do mundo para inventores.

A evolução do mouse não foi grande. Na verdade isto é um atestado de genialidade a Douglas Engelbart.

Vamos tentar colocar por ordem cronológica as mudanças:

  1. Esfera: Ganhou uma esfera, para transmitir os movimentos com mais precisão.
  2. Trackball: Inventou-se o trackball, um rato de "cabeça pra baixo". Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar directamente na esfera. Algumas pessoas preferem-no ao rato.
  3. Sem fio: A opção de não ter fios entre o rato e o micro. O rato sem fios envia as informações para a base e esta encarrega-se de passar as informações para o computador.
  4. Ergonomia: Tanto os ratos como os trackballs passam a ter desenhos mais ergométricos, adaptando-se mais aos utilizadores.
  5. Scroll: Roda usada para descer no ecrã.
  6. Óptico: A esfera desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O sistema óptico, emite um feixe que "lê" em até 2000 vezes por segundo a superfície. Através desta leitura é que é detectado o movimento.

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