ER (conhecido em Portugal como Serviço de Urgência) é um popular seriado de televisão norte-americano criado pelo famoso escritor e ex-médico Michael Crichton. É produzida pela Constant c Productions e pela Amblin Entertainment em associação com a Warner Bros. Television Production, Inc. A série mostra o cotidiano dos médicos e enfermeiras que trabalham numa sala de emergência do County General Hospital, um fictício hospital de Chicago, Illinois.
Exibição
ER é o segundo drama que está há mais tempo no ar na NBC (depois de Law & Order) e o mais longo drama médico americano de todos os tempos. Seu primeiro episódio foi ao ar no dia 19 de setembro de 1994. No Brasil já foi transmitido pelos canais abertos Rede Globo e SBT, pelo pago Canal Sony e atualmente vai ao ar pelo canal a cabo Warner Channel. Em Portugal é transmitido pelo canal por assinatura AXN.
ER iniciou nos EUA a sua última e décima quinta temporada no dia 25 de setembro. Está no horário de quintas-feiras às 22h desde sua estréia. No dia 3 de dezembro de 2008, a NBC anunciou que ER teria seu último episódio exibido no dia 12 de março de 2009.[1]. Agora, porém, a NBC anunciou que ER terá mais três episódios adicionais, tornando a 15ª temporada completa (22 episódios). Essa decisão fez parte das negociações da NBC com John Wells sobre a nova série Southland produzida por ambos.[2]
A data do episódio final de ER foi anunciada finalmente no dia 15 de janeiro, após inúmeras alterações feitas pela NBC.[3] O episódio duplo, de duas horas, precedido de uma retrospectiva especial de uma hora serão exibidos dia 2 de abril. ER ocupará quase toda a grade do primetime da NBC nessa quinta-feira (das 20h até as 23h).
História e produção
O roteiro de ER foi originalmente escrito para ser um filme, dirigido por Steven Spielberg. Porém, durante as fases iniciais de pré-produção, Spielberg perguntou a Michael Crichton qual era o seu projeto atual. Crichton disse que ele estava trabalhando num romance sobre dinossauros e DNA. Spielberg parou tudo que estava produzindo para filmar este projeto, que acabou se tornando no filme Jurassic Park. Posteriormente, ele retornou a ER e ajudou a desenvolver o seriado, sendo creditado como produtor na primeira temporada e oferecendo conselhos (ele insistiu em tornar Julianna Margulies uma atriz regular, por exemplo). Foi também através da produtora de Spielberg (Amblin Entertainment) que John Wells foi contatado para ser produtor executivo do show.
Devido à falta de tempo e dinheiro para construir um set, o episódio piloto foi filmado num hospital verdadeiro, o Linda Vista Community Hospital[4], que se encontrava inativo na cidade de Los Angeles. Depois da aprovação do piloto, um set foi construído aos moldes do antigo hospital nos estúdios da Warner Bros. em Burbank, Califórnia. Apesar de ser filmada em outro estado, muitas cenas exteriores da série são rodadas na cidade de Chicago ao longo das temporadas.
Michael Crichton escreveu o script que se tornou o episódio piloto no início dos anos 70. Ele era baseado em algumas de suas experiências trabalhando num pronto-socorro. Nos comentários inclusos no DVD da 1ª temporada, Crichton diz que o script se manteve intacto desde a sua roteirização, vinte anos antes. A Dra. Susan Lewis era para ser um homem no roteiro original, porém, a mudança exigida pelos produtores de mudar o sexo da personagem não alterou os diálogos previamente escritos. Os produtores também decidiram que o Dr. Peter Benton deveria ser afro-americano, mesmo que ele não tenha sido escrito dessa maneira. O roteiro original teve que ser encurtado em aproximadamente vinte minutos para poder "caber" num bloco de duas horas para transmissão.
ER foi filmado em widescreen desde o início, mesmo que não tenha sido exibido desta maneira até a sétima temporada quando começou a ser exibido no formato 1080i HD. Desde o sexto episódio da sétima temporada, foi transmitido no formato letterbox quando exibido no formato analógico.
A icônica abertura de ER com trilha de James Newton Howard é considerada uma das mais marcantes na história da televisão. Porém, a partir da 13ª temporada, ela foi substituída por uma introdução de aproximadamente dez segundos para dar mais tempo para o desenvolvimento das tramas, segundo os produtores. Essa decisão se mostrou polêmica entre os fãs do show.
Michael Crichton, criador da série, faleceu no dia 5 de novembro de 2008 de câncer (4 meses antes do término da série).
Episódios
ER teve inúmeros episódios memoráveis. Em 1997, foi ao ar um episódio totalmente ao vivo, "Ambush," com a equipe de câmera da NBC sendo descrita no episódio como uma equipe da PBS que estava no hospital para gravar um documentário. O mais interessante é que os atores fizeram a mesma encenação do episódio de novo, três horas mais tarde, para que o programa também fosse ao vivo na Costa Oeste dos Estados Unidos. Outros episódios notáveis incluem "Love's Labor Lost", "Motherhood" (dirigido por Quentin Tarantino), "Hell and High Water", "Union Station", "All in the Family", "Four Corners", "On the Beach", "Lockdown", "The Lost", "Time of Death", "Just As I Am", "21 Guns", "Status Quo", "Life After Death" e "Heal Thyself".
A seguir estão listados os links de todas as temporadas separadas com elenco, episódios, datas de exibição entre outras informações:
Elenco
O elenco original de atores consistia em: Anthony Edwards (como o Dr. Mark Greene), George Clooney (como o Dr. Doug Ross), Sherry Stringfield (como a Dra. Susan Lewis), Noah WyleEriq La Salle (como o Dr. Peter Benton). Julianna Margulies fez uma participação especial no primeiro episódio como a Enfermeira Carol Hathaway e depois virou parte do elenco regular. (como o estudante de medicina John Carter) e
Na última temporada da série, John Wells e os outros produtores de ER conseguiram trazer todos os atores originais da série de volta e também diversos atores que fizeram história na série para fazerem participações especiais visando um encerramento digno, sendo eles: Anthony Edwards (Mark Greene), George Clooney (Doug Ross)[5], Sherry Stringfield (Susan Lewis)[6], Noah Wyle (John Carter), Julianna Margulies (Carol Hathaway)[7] e Eriq La Salle (Peter Benton)[8]. Outros antigos membros do elenco regular também fizeram participações: Laura Innes (Kerry Weaver), Alex Kingston (Elizabeth Corday), Paul McCrane (Robert Romano), Maura Tierney (Abby Lockhart) e Shane West (Ray Barnett). Atores convidados também retornaram, como: Abraham Benrubi (Jerry Markovic) e William H. Macy (David Morgenstern).
in wikipédia
Sem comentários:
Enviar um comentário