quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

SMART FORTWO

Sou um fan!

in sapo.pt/motores

Com um consumo de combustível de 3,3 litros por cada 100 quilómetros e um nível de emissão de dióxidos de carbono de apenas 88 g/km, o novo smart fortwo cdi assume-se com um dos automóveis de produção em série mais económicos do mundo.

De acordo com dados cedidos pela marca, com o depósito atestado de combustível (33 litros), este automóvel de 45 cv de potência tem uma autonomia de 1.000 quilómetros, ou seja, pode ir de Lisboa até próximo de Barcelona, sem necessitar de ser reabastecido.

Isto deve-se ao aperfeiçoamento do motor cdi, relativamente à anterior geração e de onde resultou um acréscimo do binário em 10%, ao mesmo tempo que o consumo de combustível sofreu uma redução estimada em cerca de 13%.

Com 45 cv de potência e um binário máximo de 110 Nm, entre as 2.000 e as 2.500 rpm, o novo smart fortwo cdi, construído na fábrica modelo em Hambach, França, combina agilidade, economia e compatibilidade ambiental de uma forma única na classe em que se insere, proporcionando ao mesmo tempo um elevado prazer de condução.

Tudo isto graças ao motor diesel de injecção directa mais pequeno do mundo, que apesar das suas dimensões extremamente compactas dispõe de uma tecnologia que, anteriormente, apenas podia ser encontrada nos motores de maior capacidade.

Por exemplo, a última geração da injecção directa common-rail que desenvolve uma pressão de injecção de 1.600 bar (anterior: 1.350 bar), mesmo a baixo regime de rotações, injecta o combustível nas câmaras de combustão através de novos injectores de seis orifícios tornando o processo de combustão mais eficiente.

O turbo-compressor, o intercooler, a recirculação dos gases de escape, comandada e arrefecida electricamente, a compensação hidráulica da folga das válvulas e a notável construção leve em alumínio, são componentes que identificam o motor cdi como um pack de tecnologia sofisticada.

Ao nível do design, destaque para o carácter mais dinâmico reflectido na nova carroçaria, mantendo-se inalterada a sua imagem inconfundível, pautada pela célula de segurança tridion, um dos seus principais componentes de segurança, bem como pelos inovadores painéis de carroçaria, práticos e fáceis de substituir.

O smart fortwo destaca-se também a nível interior, nomeadamente pela presença de entradas de ar e instrumentos adicionais montados sobre o painel, revestimento em tecido na zona das portas e do painel de instrumentos, bancos de segurança com cintos de segurança de 3 pontos, ignição situada por detrás da alavanca das velocidades.

A capota soft top do smart fortwo cabrio, comandada electricamente, é mais um exemplo do conforto optimizado. É integralmente eléctrica e pode ser ajustada em qualquer posição, permitindo a abertura da secção traseira até ao batente final e o seu fecho ao premir um botão. Em Portugal o smart fortwo cdi encontra-se disponível a partir de 11.260 Euros (coupé) e 14.020 Euros (cabrio)

Sem comentários: